Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Exposição no Museu do Piauí enaltece histórias de vida de mulheres piauienses

O projeto, denominado ‘Pioneiras’, terá início nesta quinta-feira (26) e segue até março no Museu do Piauí

25/01/2023 15:47

Com o objetivo de destacar a importância da mulher piauiense e celebrar suas histórias de vida, tem início nesta quinta-feira (26) a exposição ‘Pioneiras’, que acontece no Museu do Piauí, localizado no Centro de Teresina. O projeto faz um passeio entre os séculos XIX e XXI, enaltecendo 29 ícones femininos que marcaram a história do Estado. 

Dentre as homenageadas estão a advogada Esperança Garcia, a ex-governadora do Piauí, Regina Sousa, a musicista Firmina Sobreiro Cardoso, a repente Maria Pangula, a escritora Luíza Amélia de Queiroz e outras. 

(Foto: Arquivo O DIA)

"Nosso objetivo é homenagear essas mulheres que se destacaram nos últimos séculos em suas áreas de atuação. A exposição é itinerante e, a partir de amanhã, estará no Museu do Piauí.  A gente convida toda a comunidade, especialmente os estudantes, para visitar a exposição e conhecer a história dessas mulheres", destaca Dora Medeiros, diretora do Museu do Piauí. 

A exposição fica aberta de terça a sexta-feira e promete reconhecer a importância da representatividade feminina nos espaços públicos e privados da sociedade, além de exaltar os talentos dessas mulheres. “Singela, forte, e ao mesmo tempo visceral, a exposição promete ser um marco na cultura local”, destaca a diretora do Museu do Piauí. 


O projeto visa retratar o cotidiano das mulheres, seus desafios e percalços, bem como suas conquistas, reunindo uma coletânea de matérias, histórias guardadas em gavetas, artigos e impressões. Vale ressaltar que a exposição é interativa e viabiliza que o visitante possa prestar mensagens a outras mulheres. 

A iniciativa é do Conselho Estadual de Cultura do Estado e segue no Museu do Piauí até março de 2023. Posteriormente, a exposição acontecerá no Tribunal de Justiça. 

Mais sobre: