A Prefeitura de Teresina confirmou nesta sexta-feira (03) que a reabertura do comércio em Teresina está mantida para a próxima segunda-feira (06). No início desta semana, o prefeito Firmino Filho (PSDB) havia cogitado a possibilidade do cancelamento do retorno das atividades comerciais. O decreto que regulamenta a retomada econômica foi assinado pelo prefeito nesta sexta-feira e traz quais os setores poderão reabrir e as medidas que deverão ser adotadas para garantir a segurança de funcionários e clientes.
Veja o decreto aqui
Segundo o protocolo, estão autorizados a retornar os setores da indústria, da construção civil, da agropecuária, pesca, agricultura e algumas atividades técnicas. O documento estabelece, contudo, que os setores que atuam no varejo podem atuar apenas através do sistema de delivery ou drive-thru, sem a presença de clientes em lojas.
Veja o protocolo aqui
Nessa primeira etapa, os setores irão funcionar apenas quatro dias por semana, de segunda à quinta-feira, e durante seis horas consecutivas. As empresas do comércio de peças e acessórios para veículos e motocicletas funcionarão de 9h às 15h, enquanto o comércio varejista e atacadista de materiais de construção de 8h30 às 14h30. A exceção é do dos estabelecimentos da construção civil, que só estão autorizados a funcionar de terça à quinta-feira.
Como critério de segurança, o protocolo estabelece a manutenção Plano de Contenção, Prevenção, Monitoramento e Controle da Transmissão da Covid-19 ou Plano de segurança Sanitária e Contenção da Covid-19, medidas sanitárias como a disponibilização de lavatórios ou álcool em gel, redução da capacidade de funcionamento, testagem de colaboradores que apresentem sintomas da Covid-19 e o distanciamento de pelo menos 2 metros.
A prefeitura alerta que apesar da reabertura, medidas rígidas de isolamento serão adotas as sextas, sábado e domingos evitar a proliferação do novo coronavírus. O prefeito Firmino Filho lembrou que a colaboração da população ao afirmar que se os números da transmissão da doença voltar a cresce no município pode ocorrer a suspensão da flexibilização.
“A decisão pela reabertura foi baseada em estudos técnicos e foi aprovada pelo Comitê de Operações Emergenciais da Fundação Municipal de Saúde de Teresina. Agora, esperamos contar com a colaboração da população. Aqueles que puderem, permaneçam em casa, mas quem precisar sair, deve usar máscara, manter o distanciamento e higienizar as mãos com frequência. Vamos monitorar os dados da pandemia de forma permanente e, dependendo da situação, podermos suspender a flexibilização ou acelerar o processo”, disse.