Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

FMS aciona Ministério da Saúde sobre suspeita de novos tipos de dengue em Teresina

Segundo a FMS, o órgão está aguardando a autorização de exames de genoma para investigar os novos casos da doença.

29/03/2022 08:40

A Fundação Municipal da Saúde (FMS) acionou o Ministério da Saúde sobre a suspeita de que novos tipos de dengue possam estar sendo registrados em Teresina devido ao aumento expressivo no número de casos nos três primeiros meses deste ano. A FMS está aguardando a autorização de exames de genoma para investigar os novos casos da doença.


Leia também: Casos de dengue já são relatados por 67 municípios do Piauí 

Somente este ano, 835 casos foram notificados e 278 confirmados na Capital, sendo que um jovem de 20 anos morreu em decorrência da doença. Esse é o primeiro óbito por dengue registrado desde 2020. Ao todo, 55 pessoas foram hospitalizadas devido a complicações da dengue.

Foto: Reprodução/Pixabay

A recomendação para prevenir a dengue é eliminar os criadouros do mosquito, evitando o acúmulo de água parada; limpar sempre as caixas d’água e mantê-las fechadas; trocar a água de vasos de plantas aquáticas; secar os pratinhos dos vasos de plantas; limpar os ralos; tratar a piscina com cloro e nunca descartar lixo de maneira inadequada.

A dengue é uma doença viral transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti que provoca febre alta, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, dor atrás dos olhos, prostração, manchas vermelhas na pele, náusea e vômito. A doença pode desencadear complicações e até a morte. A recomendação para o doente é repouso e hidratação para que seu quadro se estabilize.

Além do Aedes aegypti, os vírus da dengue, chikungunya ou zika também podem ser transmitidos pelo mosquito Aedes albopictus, conhecido como mosquito tigre asiático. Por ser alimentar de sangue humano ou de outro animal mamífero ou silvestre, o mosquito tem uma alta capacidade de reprodução, aumentando ainda mais os riscos para a população.

Mais sobre: