A empresa White Martins está realizando na manhã deste domingo (28) a instalação de tanques de oxigênio no Hospital do bairro Dirceu, zona Sudeste de Teresina.
O aumento na capacidade vai triplicar a capacidade e autonomia do local para a internação de pacientes com Covid-19. O novo tanque possui 5m³.

Foto: Divulgação/FMS
O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Gilberto Albuquerque acompanha a instalação do aparelho no local. Ele garante que apesar de dar desafogada na rede pública, a situação ainda é de alerta.
“Isso vai possibilitar uma melhora no nosso quadro, mas ainda precisamos de toda a atenção do Ministério da Saúde para que ele envie reforços e libere equipamentos que foram confiscados”, ressalta o presidente da FMS.
Na última sexta-feira (26), o Ministério Público Federal emitiu ofícios ao Ministério da Saúde alertando para o desabastecimento de insumos hospitalares, como oxigênio medicinal e remédios do kit intubação em quatros estados brasileiros, dentre eles o Piauí.
O MPF solicitou o envio imediato, em caráter emergencial, de 500 cilindros com capacidade de 10 m3, 250 reguladores de pressão para cilindros e 250 copos umidificadores, para evitar desabastecimento do insumo. Até o momento, o Ministério da Saúde não deu retorno sobre a solicitação.
É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!