Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

G20 visita programas contra fome e incentivos à agricultura familiar em Teresina

A visita teve como foco colaborar com a força-tarefa na construção da Aliança Global contra à fome e à pobreza no mundo.

24/05/2024 às 17h17

24/05/2024 às 17h26

Representantes das delegações dos países membros do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, participaram de uma visita de campo nesta sexta-feira (24) para compreenderem, na prática, como funcionam os programas de combate à fome e à pobreza realizadas em Teresina. A visita foi realizada no povoado Ave Verde, zona Rural da capital.

Durante a visita, os participantes do G20 em Teresina puderam observar como os Governos Federal e Estadual realizam trabalhos e atuam com programas sociais que auxiliam na produção da agricultura familiar e no incentivo ao produtor local.

G20 visita programas contra fome e incentivos à agricultura familiar em Teresina - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
G20 visita programas contra fome e incentivos à agricultura familiar em Teresina

Além disso, visita teve como objetivo apresentar os feitos realizados em Teresina para que possam colaborar com a força-tarefa na construção da Aliança Global contra à fome e à pobreza no mundo, que será pautado em novembro durante a Cúpula do G20 no Rio de Janeiro.

O ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, destacou os esforços promovidos pelo Governo Federal, em parceria com o Governo do Piauí, na promoção e qualificação dos pequenos produtores, sobretudo na produção da agricultura familiar.

“Quando fazemos uma primeira compra direta, ali a gente ajuda na capitalização do pequeno produtor, que não tem intermediário. Ele também aprende noções de preço, passa também por uma fase de qualificação e aprendizado. O passo seguinte é estar preparado para fornecer a alimentação escolar, de hospitais, bem como as feiras que são outro passo importante”

Wellington DiasMinistro do Desenvolvimento Social

O representante da World Food Programme, da ONU, Eric Scanlon, ressaltou os trabalhos realizados no Brasil quando ao que compete ao fomento à agricultura familiar.

“Estamos aprendendo as coisas aqui na comunidade, eles estão produzindo, além dos programas e sistemas do Estado para comprar produtos da comunidade. Para mim isso é muito interessante. O Brasil é líder disso (fomento à agricultura familiar) e em programas para ajuda da comunidade e da agricultura familiar, além disso, o país tem uma boa experiência e tecnologia para que os outros países possam aprender também”, explica o membro da ONU.

Para o produtor Antônio Costa Araújo, que trabalha há 22 anos na horta comunitária do Ave Verde, os trabalhos de incentivo proporcionados pelos entes públicos auxiliam desde o plantio até o consumidor final, possibilitando uma perspectiva mais assertiva nas vendas.

Produtor Antônio Costa Araújo - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
Produtor Antônio Costa Araújo

“Aqui não garante totalmente (a renda familiar), porque se for viver só disso aqui com certeza não dá certo. Mas você trabalhando aqui já ajuda a manter a renda. Aqui nós produzimos, temos um intermediador e ele distribui para gente. Temos vários programas que ajudam a gente nisso. Eu planto e colho já sabendo para quem eu vou vender”, finalizou o produtor familiar.