Golpista se passa por gerente do Sebrae e oferece empregos com salários de até R$5 mil

Imagens obtidas pelo Portal O Dia mostram prints de mensagens de SMS, onde o suposto gerente diz que está “recrutando uma equipe de meio período”

18/03/2022 11:16h

Compartilhar no

Uma pessoa, sem identificação, está se passando por gerente geral do Sebrae e oferecendo oportunidades de emprego em nome do órgão. Imagens obtidas pelo Portal O Dia nesta sexta-feira (18), mostram prints de mensagens de SMS, onde o suposto gerente diz que está “recrutando uma equipe de meio período”. Na mensagem, o valor do salário seria entre “1000 e 5000” reais.


Leia também: Delegado dá dicas de como se proteger de crimes virtuais durante a pandemia 

O texto da mensagem deixa disponível um número de contato por whatsapp, e também um link para consultar o tal gerente. A mensagem pede ainda para que o candidato à vaga “clique no link para adicionar um administrador ou copie-o para o navegador para abri-lo!”. As mensagens de SMS ou por whatsapp se tornaram comuns nos últimos dias na capital.

Golpista se passa por gerente do Sebrae (Reprodução: Redes Sociais)

Nas redes sociais oficiais do Sebrae-PI, o órgão deixa claro que não oferece oportunidades de trabalho via SMS, WhatsApp, Telegram ou grupos em redes sociais. E que mensagens deste tipo, podem se tratar de golpes, o que deve ser denunciado as autoridades policiais

Nas redes sociais, Sebrae-PI desmente oferta e vagas (Foto: Reprodução/Instagram/SebraePI)

Como denunciar?

Antes de registrar um boletim de ocorrência, é necessário coletar evidências para ajudar na comprovação do crime. As evidências podem ser e-mails, fotos, prints e até mesmo mensagem em rede social. Com todos os dados em mão, é preciso que as evidências tenham autenticidade – ou seja, serem confirmadas que são verdadeiras. Para isso, a vítima pode registrar em cartório os documentos.

Após o processo, basta procurar uma delegacia de polícia para realizar um boletim de ocorrência. Caso você tenha sofrido algum tipo de golpe virtual, você deve denunciar à Delegacia de Crimes Virtuais, enviando email para o [email protected]. Ou presencialmente, na Rua Governador Raimundo Artur Vasconcelos, 955, Marquês de Paranaguá.


Confira o posicionamento do Sebrae-PI:

Atenção! O Sebrae não oferece oportunidades de trabalho via SMS, WhatsApp, Telegram ou grupos em redes sociais. Caso você receba mensagens com esta informação, não clique em nenhum link e não compartilhe seus dados. Por favor, denuncie!

É permitida a reprodução deste conteúdo (matéria) desde que um link seja apontado para a fonte!

Compartilhar no

Deixe seu comentário