Em greve desde segunda-feira (08), os motoristas e cobradores do sistema de transporte coletivo de Teresina organizaram mais uma manifestação para chamar atenção para as reivindicações da categoria. Desta vez, os trabalhadores rodoviários interditaram a Ponte Juscelino Kubitschek, conhecida como ponte da Frei da Serafim, que liga o Centro a zona Leste. O ato ocorreu na manhã desta sexta-feira (12).
Leia também:
Greve dos ônibus: trabalhadores pedem assinatura de convenção para voltarem ao trabalho
Ônibus em Teresina: tarifa de R$ 5,05 seria o ideal para cobrir gastos, diz SETUT
O Sindicato dos Trabalhadores em Empresa de Transportes Rodoviários do Piauí (Sintetro) esteve em reunião nesta sexta-feira no Tribunal Regional do Trabalho. Os trabalhadores pedem agora uma nova licitação no sistema de transporte coletivo para que novas empresas atuem na cidade. "Estamos pedindo que o prefeito tome alguma providência em relação aos empresários. Se os empresários não têm condições de continuar o sistema, então rompe o contrato e faz outra licitação com empresas que realmente queiram prestar um serviço digno para Teresina”, diz o secretário de Imprensa do Sintetro, Miguel Arcanjo.
Foto: Assis Fernandes/ O Dia
Além disso, entre as reivindicações estão a assinatura da convenção coletiva da categoria e o pagamento do ticket alimentação, plano de saúde e o salário integral dos trabalhadores. Para os sindicalistas os empresários donos das empresas de ônibus estão utilizando a greve dos trabalhadores para pressionar acordos com a nova gestão da Prefeitura de Teresina. "Nós não nos negamos a trabalhar, desde que tenhamos condições de trabalhar. Inclusive, pagando o nosso salário que é uma coisa vital pra gente, salário é o que mantém o alimento na nossa mesa", destaca Miguel Arcanjo.
Foto: Breno Cavalcante/O Dia
Por causa da manifestação, o trânsito na região da Ponte da Frei Serafim está lento e um congestionamento começou a se formar no local. Após o ato, os trabalhadores se deslocaram para a Prefeitura de Teresina para tentar uma nova reunião com o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa.
Foto: Breno Cavalcante/O Dia
Foto: Assis Fernandes/ O Dia
Foto: Assis Fernandes/ O Dia
Por: Com informações de Lalesca Setúbal.