Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Imperatriz Teresa Cristina inspira estudante a criar look bordado

Em suas pesquisas, ela descobriu que Teresa Cristina era dona de uma personalidade sensível e amável, e quis transmitir isso tudo em seu trabalho

13/02/2021 09:49

A personalidade delicada e devota da Imperatriz Teresa Cristina foi a inspiração de Gabriela de Oliveira dos Santos para criar sua coleção de final de curso de Moda da Universidade Federal do Piauí – Ufpi

“É uma mulher bem vista por historiadores por conta da sua personalidade, e foi isso que quis transmitir na minha peça através da modelagem, com uma peça leve, fluida, delicada”, explica Gabriela. Em suas pesquisas, ela descobriu que Teresa Cristina era dona de uma personalidade sensível e amável, e quis transmitir isso tudo em seu trabalho. 

Foto: Arquivo/Pessoal

A religiosidade da imperatriz também serviu de inspiração: “: azul que simboliza devoção, fé, do vermelho que simboliza amor, paixão e o dourado que dá um ar de riqueza, nobreza e também através do trabalho manual, com a criação do bordado sagrado coração de jesus focando na religiosidade de Teresa Cristina que foi  uma das vertentes que mais me chamou  atenção”. A própria Gabriela se vê nesse aspecto religioso, por frequentar novenas e participar de missas, viu a oportunidade de colocar um pouco dela mesma na peça.

Apesar das dificuldades impostas pela pandemia, Gabriela se reinventou e se adequou. Um dos desafios foi encontrar tecidos nas cores desejadas e materiais para bordados, além do receio de ir às ruas procurar o que fosse preciso para finalizar o look que ela intitulou de “Devoção”.

Os trabalhos manuais, que continuam com espaço privilegiado na moda, também foram destaque em “Devoção”. Para Gabriela, estamos vendo bastante nas coleções das grandes marcas peças com trabalho manual, e isso aos poucos vem sendo trabalhado também em marcas menores, na tentativa de valorização do “fazer à mão” que é um trabalho tão importante pois tem toda uma história por trás daquela peça. “E claro, isso torna a peça única, feita com todo cuidado e respeito”, destacou ela. 

Para o futuro, a jovem espera desenvolver uma pequena coleção comercial com camisetas, com bordados do sagrado coração de jesus, e outros elementos ligados a religião, utilizando materiais como paetês, miçangas, vidrilho e também o bordado livre.

Mais sobre: