Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lagoas do Norte: populares reclamam de más condições e estrutura de campo de futebol

Ailson Batista, de 32 anos, um dos moradores da região que joga futebol regularmente no Lagoas do Norte conta que, sempre que chove, os jogadores precisam escoar a água do campo

09/04/2022 11:14

A prática esportiva é uma válvula de escape para muitas pessoas e uma ação que melhora a saúde física e mental de qualquer um. No parque Lagoas do Norte, localizado no bairro Matadouro, zona Norte de Teresina, moradores da região costumam praticar diversos tipos de exercícios no local, como jogar futebol. O problema é que o campo que faz parte do complexo do parque encontra-se deteriorado e em más condições estruturais.

Estrutura do campo está depredada. Foto: Assis Fernandes/ODIA

Ailson Batista, de 32 anos, um dos moradores da região que joga futebol regularmente no Lagoas do Norte conta que, sempre que chove, os jogadores precisam escoar a água do campo. Além disso, problemas como a falta de bebedouros atrapalham a prática esportiva. 


“Nossa pelada inicia às 5h40 da manhã e, sempre que chove, precisamos chegar mais cedo, pegar algumas telhas e com a ajuda delas, escoar a água que fica no campo devido às chuvas. No meio do campo existe um buraco enorme. Não temos bebedouro, as traves estão quebradas e sem rede, também não temos chuveiro”, afirma em entrevista ao Portal O Dia. 


Quem usa o espaço, que deveria ser de lazer, reclama das condições precárias do banheiro do local, por exemplo. O Portal O Dia verificou que do lado de fora os muros estão pichados e, na parte de dentro, o cheiro é insuportável. Além disso, as paredes e janelas estão quebradas.

Os banheiros ainda estão com vasos quebrados ou faltando. Além de lixo, foram encontradas garrafas jogadas, pedaços de madeiras, telhas, roupas e até o resto de uma fogueira.

Foto: Assis Fernandes/ODIA 

Ainda de acordo com Ailson Batista, que joga no campo há 8 anos, a situação é insustentável. A iluminação do local também dificulta a prática de exercícios, principalmente no horário da noite. A falta de segurança no local é outro ponto a ser melhorado. 

Foto: Assis Fernandes/ODIA 

“A questão da segurança para o pessoal que pratica esporte à noite é uma das coisas mais importantes. O que queremos é que melhore a estrutura do campo, que seja corrigido o erro da iluminação, que tenha um guarda municipal para nos dar mais segurança”, pontua.

“A iniciação esportiva é uma das coisas que forma o cidadão”, diz morador 

Para Ailson Batista, o esporte tira muitos jovens da criminalidade e faz com que eles permaneçam ocupados. “A iniciação esportiva é uma das coisas que forma o cidadão, você tira o jovem da rua, se isso não funcionar o crime toma de conta”, disse. 

O morador destaca ainda que eles não estão pedindo por materiais esportivos, mas sim por uma melhor estrutura do local. “Quero salientar o abandono do poder público, da prefeitura e da própria administração do parque, eles devem olhar para esses pontos e tentar melhorar junto a população”, acrescenta.

Outro lado 

Em nota, a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel) informou “que está ciente sobre a questão do Parque Lagoas do Norte, e que já está tomando as providências necessárias para que essa demanda da população seja resolvida o mais breve possível”. A secretaria disse ainda que protocolou a demanda, mas não estabeleceu prazo para o início dos trabalhos.

A secretaria reiterou ainda “o seu compromisso com um esporte e lazer de qualidade na capital, e que não medirá esforços para desenvolver o seu papel”.

Mais sobre: