Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Lama e mato prejudicam moradores na Santa Maria da Codipi

O acúmulo da lama é tanto que uma das casas está isolada e o morador está impedido de sair do imóvel.

06/04/2022 10:47

Cansados de viver em meio à lama e ao mato, moradores da Grande Santa Maria da Codipi, na zona Norte de Teresina, reclamam da situação em que se encontra a região e lamentam o descaso da Prefeitura em realizar os serviços básicos no bairro. Nas ruas em torno da Escola Municipal Santa Maria da Codipi, por exemplo, a população precisa fazer malabarismo para conseguir passar pelo local.

(Fotos: Assis Fernandes/ODIA)

A Rua Conceição Vieira, por exemplo, está completamente alagada. A água do esgoto se acumula em frente às casas, causando mau cheiro e dificultando o acesso dos moradores às residências. O mesmo acontece na Rua Mariano Barroso. O acúmulo da lama é tanto que uma das casas está isolada e o morador está impedido de sair do imóvel.

Todo este transtorno está acontecendo devido a obra da Rua Braz Honório, que está sendo calçada. Porém, como seu nível está um pouco acima das demais vias, a água escorre para as demais ruas, que, segundo os moradores, não estão inclusas no projeto para serem calçadas.

O comerciante Euclides Rodrigues dos Reis (40) mora ao lado na escola e fala sobre a dificuldade que os moradores têm enfrentado diariamente ao transitar pela Rua Conceição Vieira e  Rua Mariano Barroso. “A lama invadiu a rua, e, como a escola não tem calçada, as pessoas precisam se equilibrar nas calçadas das residências. Tem um morador que está ilhado porque a lama tomou a frente da casa dele. É uma situação que só piora a cada dia”, conta.

A situação da Rua Raimundo Conrado não é diferente. Há um mês, uma empresa contratada pela Prefeitura de Teresina fez um reparo no local e colocou a canaleta na via, porém, o concreto cedeu e um trecho da rua está alagado. O motorista de aplicativo Caio Guerra (29) mora no bairro há um ano. Ele conta que a rua passa o ano inteiro com a água empossada, mesmo fora do período chuvoso. Segundo ele, a vazão do esgoto é muito forte e o trecho não suporta o volume de água.

A rua fica alagada o ano todo. Para entrarmos em casa temos que passar por essa lama. Como os pneus do carro ficam sujos, a gente tem que lavar a casa, porque as crianças ficam doentes devido à sujeira. Com um mês que consertaram, a obra já está destruída, porque eles usam um material de péssima qualidade”, disse.

Na mesma rua, um quarteirão à frente, acontece o contrário. O trecho não recebeu canaletas, e, com isso, o buraco dificulta que os veículos passem. 

O presidente da Associação dos Moradores da Santa Maria da Codipi, Luiz Aires, ressalta que diversas vias do bairro precisam de reparos, tanto de limpeza como de calçamento, entretanto, o poder público tem fechado os olhos para a região. “A Santa Maria é um dos bairros mais populosos de Teresina e está abandonado. A limpeza é o mínimo, que precisa estar em um calendário, e não está. Precisamos que a Prefeitura olhe para o nosso bairro”, reforçou. 

Contraponto

Por meio de nota, a Saad Norte destacou que está investindo em diversos serviços na região da Santa Maria da Codipi, sobretudo em pavimentação. 

Confira a nota da Saad Norte na íntegra:

Em relação aos reparos na Rua Braz Honório, a SAAD Norte ressalta que, estão sendo investidos R$908.000,34 na execução de todo o serviço. Os reparos em pavimentação poliédrica estão sendo executados em cerca de 10 trechos da rua. Até o momento, já foram investidos R$183.781,24.

Rua Conceição Vieira 
No trecho está sendo executada a reposição do calçamento já existente. Sobre a informação de que existe um trecho da pavimentação cedendo, a SAAD Norte destaca que está encaminhando fiscais para acompanharem toda a via e, em sendo constatado, a empresa responsável será notificada. Sobre a limpeza da rua, a Gerência de Serviços Urbanos (GSU), garante que devido à obra, a limpeza completa será executada tão logo seja finalizada a reposição;

Rua Raimundo Conrado
Na rua Raimundo Conrado, a SAAD Norte garante que a limpeza da via será executada de forma imediata, ainda esta semana. Em relação à uma cratera que teria sido identificada na via, a empresa responsável será destacada para executar os reparos e eliminar a cratera. A previsão para início da execução desses serviços é de até 20 dias;

Rua Mariano Barroso
Já em relação à rua Mariano Barroso, a SAAD Norte ressalta que não realizou nenhuma intervenção na via. Sobre as denúncias, um engenheiro da SAAD Norte irá realizar uma vistoria para constatar os possíveis problemas e buscar as soluções e os encaminhamentos necessários.

Mais sobre: