Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Macaco da vereadora Thanandra morre no Zoobotânico

Chico e Caco haviam sido levados para o parque em 2021. Caco está debilitado e anêmico, diz vereadora. Thanandra conseguiu ordem de resgate.

25/03/2022 12:32

O macaco Chico, da vereadora Thanandra Sarapatinhas, morreu nesta sexta-feira (25) no Parque Zoobotânico, onde estava recolhido desde que havia sido retirado da tutela da parlamentar em agosto de 2021. A informação foi confirmada pela própria vereadora. Chico era um dos macacos que vivia sob os cuidados de Thanandra em seu sítio e que foi removido para o Zoobotânico após denúncias de irregularidades na posse dos animais.


Macacos da vereadora Thanandra foram levados para o Zoobotânico - Foto: Reprodução/Rede Social

“Hoje recebi o equivalente a uma facada nas minhas costas: a notícia da morte do meu macaco, Chico, que foi tirado dos meus braços pela justiça e morreu no lugar que disseram que seria o melhor para ele do que junto a mim. Que dor, minha gente. Que dor. Meu coração está em luto e revolta”, disse Sarapatinhas. 

A parlamentar cobra responsabilização pela morte de Chico e também pela situação em que se encontra o outro macaco, Caco, que, junto com ele, foi levado para o Zoobotânico. Segundo Thanandra Sarapatinhas, Caco estaria doente, debilitado e anêmico no mesmo local do Zoobotânico onde Chico estava recolhido. A vereadora conseguiu uma ordem judicial para resgatar Caco.


Antes e depois de Caco, macaco da vereadora Thanandra, que está recolhido no Zoobotânico - Foto: Divulgação/Ascom

Entenda

Em agosto de 2021, a justiça determinou a apreensão dos dois macacos-prego que viviam na residência da vereadora Thanandra Sarapatinhas após receber denúncias de que os animais estariam sob tutela irregular. Em suas redes sociais, a vereadora explicou a situação e disse que havia encontrado os animais em 2018 quando realizada curso de formação da Polícia do Maranhão.

Sensibilizada com a situação de maus-tratos em que eles se encontravam, ela os resgatou e conseguiu na justiça o título de depositária fiel dos macacos concedido pela Secretaria de Segurança Pública do Maranhão. A documentação foi apresentada por Thanandra e em outubro passado, ela conseguiu decisão judicial favorável para restituição dos animais.

À época do imbróglio, a vereadora chegou a afirmar que as denúncias que resultaram na apreensão de Chico e Caco eram “perseguição política” devido ao posicionamento que ela tinha sobre a transferência dos animais do Zoobotânico para um santuário. Thanandra defendia que os animais fossem retirados do parque alegando que o local não possuía estrutura para abrigar nenhuma espécie.


Foto: Reprodução/Rede Social

Com PPP, Zoobotânico se tornou bioparque

Em dezembro do ano passado, o Parque Zoobotânico se transformou em um bioparque após a assinatura da Parceria Público-Privada (PPP) que previa o investimento de R$ 69 milhões na modernização do local. Pelo contrato assinado entre a iniciativa privada e o governo do Estado, a empresa que assumiu a administração do parque deverá trabalhar em conjunto para cuidar dos animais e da biodiversidade ali existente, além de transformar as instalações em instrumento de lazer e de pesquisas.

Nos estes seis primeiros meses, o Zoobotânico tem administração compartilhada entre o Consórcio Bioparque Piauí e a Semar (Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos). Cabe à Semar fazer a fiscalização dos serviços da concessionária.

O Portalodia.com entrou tentou contato com a assessoria do Parque Zoobotânico e da Semar, mas até o momento não conseguiu nenhum retorno. O espaço segue aberto para futuros esclarecimentos.

Mais sobre: