Um
grupo de entregadores por aplicativo realizou, na manhã desta quarta-feira
(20), uma manifestação na Ponte Estaiada, zona Leste de Teresina, para
pedir mais segurança para a categoria na Capital. Os trabalhadores denunciam
que têm sido vítimas constantes de assaltos e contabilizam prejuízos.
Leia também: Dupla rouba motocicleta de entregador em Teresina; veja vídeo
Foto: Assis Fernandes/O Dia
De acordo com o presidente da Associação de Entregadores por Aplicativo de Teresina, Júlio César, o bairro Ilhotas, na zona Sul de Teresina, e os bairros da zona Leste são as áreas de maior vulnerabilidade para a categoria.
Presidente da Associação de Entregadores por Aplicativo de Teresina, Júlio César. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
“Nosso sentimento é de revolta, porque a gente sai de casa e não sabe se vai voltar. Queremos cobrar do poder público que a Polícia Militar e a Guarda Municipal estejam mais presentes, e nas praças onde os entregadores esperam os chamados, que a polícia possa estar fazendo essa ronda para nos dar mais segurança”, denuncia.
(Foto: Assis Fernandes/O Dia)
Além da segurança, os trabalhadores também pedem melhores condições de trabalho, com a instalação de pontos de apoio em locais estratégicos de Teresina para que os entregadores possam fazer a higienização adequada, evitando, assim, a proliferação do novo coronavírus.
Jarbas Carvalho. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
“A gente fica no meio da rua, não tem onde comer, não tem onde lavar as mãos. Os entregadores estão fazendo um serviço muito importante nesse período de pandemia e, se não tivermos o mínimo de higiene, podemos trazer o caos para a Capial, porque podemos contrair o vírus nas ruas e levar para as casas”, alerta Jarbas Carvalho, que trabalha como entregador há um ano.
Outro ponto de reivindicação dos entregadores por aplicativo é o aumento do repasse por quilômetro rodado. Segundo eles, o baixo valor pago pelos aplicativos tem gerado ônus aos trabalhadores. “As taxas estão muito baixas, a gasolina aumentou e, consequentemente, tudo está aumentando, e os aplicativos não aumentam os valores das nossas taxas”, completa Ielone Moura, outro entregador por aplicativo que participou da manifestação.
Ielone Moura. (Foto: Assis Fernandes/O Dia)
Após a concentração na Ponte Estaiada, a categoria se deslocou até a Prefeitura de Teresina, onde esperam ser recebidos pelo prefeito Dr. Pessoa para apresentar um documento com as reivindicações.