Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Médicos têm autonomia para uso de hidroxicloroquina em THE, afirma Firmino

O prefeito foi questionado sobre a a possibilidade do protocolo utilizado em Floriano ser adotado em Teresina.

14/05/2020 15:05

O prefeito de Teresina Firmino Filho (PSDB) afirmou nesta quinta-feira (14) que o protocolo adotado na capital para o tratamento de pacientes da Covid-19 dá autonomia aos médicos decidirem sobre o uso da hidroxicloroquina. A declaração aconteceu depois que o prefeito foi questionado em entrevista coletiva sobre a a possibilidade do protocolo utilizado em Floriano, no Sul do Piauí, ser adotado em Teresina.

O gestor explicou que o protocolo de atendimento nas unidades de saúde de Teresina foi elaborado por uma comissão técnica e autoriza os médicos a prescrever os fármacos. “Há três semanas a prefeitura tem um protocolo próprio e ele permite a utilização de hidroxicloroquina e corticoides. Agora, essas drogas são utilizadas em situações específicas e só podem ser utilizada a partir do médico. O médico é autônomo para fazer o diagnóstico. Temos um protocolo, mas os médicos são autônomos para fazer a prescrição do tratamento”, afirmou.

Com a repercussão do novo método adotado em Floriano, o prefeito revelou que estão sendo realizadas consultas ao Conselho Federal de Medica, Associação de Associação de Medicina Intensiva Brasileira e a Sociedade Brasileira de Infectologia para saber se essas entidades recomendam o tratamento.

“Vimos com muita curiosidade e interesse a chegada desse protocolo. Como já temos um protocolo, não podemos rasgar o que foi feito por uma equipe de técnicos da prefeitura. Para nós foi uma surpresa a chegada desse protocolo (de Floriano). E estamos recorrendo a conselhos e associações de medicina nacional para saber se existe base para adotarmos esse protocolo”, disse.

Formado em economia, Firmino Filho alegou não ter opinião própria sobre a hidroxicloroquina. Contudo, defendeu cautela na utilização do tratamento adotado no município do interior do Piauí. Apesar da repercussão nacional, ele lembrou a necessidade de um procedimento que tenha eficácia comprovada por diferentes órgãos.


Leia também

Lei seca

lei seca decretada pelo Governo do Estado para este final de semana foi defendida pelo prefeito Firmino Filho. Para ele, a medida é importante para evitar acidentes de trânsito e, consequentemente, o aumento na ocupação dos leitos das Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

“Além de reduzir aglomerações, diminui os acidente na cidade. Isso reflete na disponibilidade de leitos no HUT e HGV. A preocupação é preservar os leitos gerais para que numa emergência possam ser transformados em leitos para atender os pacientes da Covid-19 que estão chegando de forma crescente em nossos hospitais", disse. 

Dados apresentados pelo gestor mostram que 64% dos leitos de UTI destinados aos pacientes com a Covid-19 na rede pública e privada estão ocupados, número inferior aos 70,77% de ocupação das UTI’s não Covid. Atualmente, apenas 59 leitos de UTI estão abertos para receber pacientes da doença. O prefeito anunciou que negocia 16 leitos em hospitais privados e a compra de 70 respiradores da Turquia.

Questionado sobre a possibilidade de lockdown, Firmino explicou que a responsabilidade da medida drástica é do governador Wellington Dias. Porém, opinou que o isolamento radical só deve ser adotado aos finais de semana. A conscientização da população é outro ponto questionado pelo prefeito.  “Precisamos fazer um ou dois dias para aprendemos a fazer o lockdown e fazermos bem feito. Não adianta colocar a Polícia Militar, a Guarda Municipal se a população não tiver consciente da necessidade. Se a população não aderir, não tem Exército que dê jeito”.

Por: Otávio Neto
Mais sobre: