Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Mesmo com fim da greve, apenas 250 ônibus devem circular a partir de hoje em Teresina

Número é o que consta na última ordem serviço que havia sido emitida antes do movimento grevista. Frota pode aumentar conforme a demanda.

12/04/2022 08:57

O transporte coletivo de Teresina deve voltar ao normal aos poucos a partir desta terça-feira (12) com a assinatura do acordo entre trabalhadores, empresários e prefeitura no Tribunal Regional do Trabalho (TRT). No entanto, a frota da capital não vai voltar a circular em sua totalidade. Dos 425 que compõem o sistema de transporte de Teresina, apenas 250 devem sair das garagens neste primeiro momento.

Este é o número que consta na última ordem de serviço que havia sido emitida pela Strans antes da greve. O documento foi expedido em início de fevereiro, quando houve o retorno das aulas presenciais nas escolas de Teresina. Na ocasião, circulavam pela capital 182 ônibus. Com a determinação da ampliação, esse número deveria subir para 250.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Este documento continua vigente e é o que deverá ser encaminhado ainda hoje para as garagens. Foi o que explicou o gerente de Planejamento de Transporte Público da Strans, Felipe Leal. “A última ordem de serviço de 250 ônibus continua. Vamos aumentar essa frota gradativamente a partir da necessidade. Esse aumento vai ser determinado pela demanda de passageiros”, diz.

De acordo com Felipe Leal, já há alguns ônibus circulando pelas ruas da cidade nesta manhã, mas a maior parte deles só vai sair das garagens depois que o acordo entre empresários e trabalhadores for homologado pela justiça trabalhista, o que deve ocorrer até o final do dia. A expectativa é de que amanhã (13), o sistema de transporte de Teresina já comece o dia funcionando na totalidade prevista na ordem de serviço.

Vale lembrar que esses 250 ônibus que vão rodar pela capital equivalem a pouco mais de 50% da frota total de Teresina, que é composta por 425 ônibus. A última vez que a frota rodou em sua totalidade, com os mais de 400 veículos nas ruas, foi em maio de 2020, antes do início da pandemia.

Mais sobre: