Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Moradores fazem boneco de Dr. Pessoa para pedir construção de galeria na Zona Sul

Boneco virou 'atração' durante protesto de moradores no bairro Tabuleta, na Zona Sul de Teresina. Eles pedem a construção de uma galeria na região devido ao acúmulo de água e buracos na Rua Treze de Maio

07/03/2022 15:27

“O boneco representa o prefeito de Teresina, Dr. Pessoa, na sua casa ou no seu gabinete que não vê a situação do povo da cidade que governa. Ele está aqui na lama porque essa é a situação que a rua se encontra”. A declaração é do líder comunitário, Elias Barbosa, que mobilizou moradores da Rua Treze de Maio, próximo ao Condomínio Dom Avelar, no bairro Tabuleta, Zona Sul, para pedir a construção de uma galeria na região no último sábado (05). Segundo ele, a água que fica empossada esconde buracos e se torna um perigo para quem trafega pelo local todos os dias.


Foto: Reprodução/RedesSociais

Ainda de acordo com Elias, o problema já dura há mais de 30 anos. Ao Portal O Dia.com, ele contou que o protesto ocorreu depois que um entregador de comida por aplicativo se feriu ao cair em um dos buracos por não conhecer a região. Os moradores atearam fogo em pneus e pedaços de madeira e, durante o ato, colocaram o boneco no meio.


“A água cobre os buracos e quem não conhece a região acaba caindo em um deles. Foi assim com o entregador, que ficou machucado e foi ajudado pelos moradores. Depois disso, juntamos os moradores e fizemos o protesto logo depois da chuva do último sábado. Usamos pneus, madeiras, colocamos o boneco e fechamos os dois lados para chamar a atenção do poder público para o problema”, conta.



Carro caiu no buraco na tarde desta segunda-feira (07). Foto: Reprodução/Redes Sociais 

Após o protesto e as imagens circularem nas redes socais, a prefeitura retirou o boneco do local e objetos usados durante a manifestação. “Foi a única coisa que a prefeitura fez. Retirou o boneco em ‘homenagem’ ao prefeito e os pneus e pedaços de madeiras que estavam bloqueando a via”, resume.

“Esse problema só será definitivamente depois da construção da galeria. Caso não, sempre vai ter buracos por causa da água que fica empossada. Marcamos uma reunião com representantes da Saad Sul e da gerência de Serviços Urbanos para discutir uma solução para o caso, mas por conta dos alagamentos na Terra Prometida esse encontro não ocorreu”, finaliza.

Outro lado

Em nota, a Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul (Saad Sul) informou que os problemas de drenagem na região só serão resolvidos após a construção da Galeria do São Pedro, que já tem seu projeto concluído. No entanto, o órgão alegou que para evitar que a obra fique parada durante a execução, está "providenciado previamente a resolução de alguns pontos cruciais, como a desapropriação do ponto que servirá de bacia de detenção". 

Ainda segundo a Saad Sul, o projeto ainda será licitado e está previamente orçado em R$ 100 milhões. Após a assinatura da ordem de serviço, a obra será executada em 24 meses. Confira a nota na íntegra


A Superintendência das Ações Administrativas Descentralizadas Sul, através da sua Gerência de Obras e Serviços, informa que os problemas de drenagem nessa região só serão resolvidos com a construção da Galeria do São Pedro, que já tem seu projeto concluído. Entretanto, para evitar que a obra fique parada durante a execução, está sendo providenciado previamente a resolução de alguns pontos cruciais, como a desapropriação do ponto que servirá de bacia de detenção. 

Assim que forem preenchidas essas formalidades legais, o projeto será enviado para licitação. O objeto está previamente orçado em aproximadamente 100 milhões de reais, e, da assinatura da ordem de serviço, será executado em 24 meses.

Nos colocamos à disposição para quaisquer esclarecimentos acerca das decisões tomadas sobre esse assunto.


Mais sobre: