Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Não dê chance ao azar", diz delegado sobre casos de assaltos em Teresina

Delegado Odilo Sena dá dicas de como população deve se prevenir contra onda de assaltos na capital

14/03/2024 às 15h04

O caso que ocorreu na quarta-feira (13), em que um empresário de 60 anos, chamado Petrônio Nunes de Lima, foi vítima de latrocínio durante um assalto em sua casa lotérica, no Centro de Teresina, chama nossa atenção para os tempos violentos que estamos vivenciando. Ao reagir ao assalto, o empresário foi atingido por um tiro no peito e morreu a caminho do hospital.

Empresário foi morto a tiros após reagir a assalto em Teres - (Reprodução/Redes Sociais) Reprodução/Redes Sociais
Empresário foi morto a tiros após reagir a assalto em Teres

Em momentos como esse, a primeira recomendação é que o cidadão não reaja ao assalto e não tente, de forma alguma, atacar o criminoso. Isso pode resultar em algo muito mais grave do que um roubo, e a vítima pode perder algo muito mais valioso que o dinheiro: a própria vida.

Em entrevista ao O Dia, o delegado Odilo Sena, titular do 6º Distrito Policial, afirma que, mesmo quando as pessoas não reagem a um assalto, elas ainda podem se tornar vítimas de latrocínio. Dessa forma, o melhor é se prevenir contra esse tipo de situação e "não dar chance ao azar".

"O caso de ontem mostra a dificuldade que um cidadão comum tem em uma situação como essa. Como vimos nos vídeos divulgados, o criminoso aproveitou que a porta do escritório da lotérica estava aberta e que as pessoas estavam distraídas, conversando. Esse tipo de crime, especialmente o roubo, acontece quando as vítimas dão oportunidade aos criminosos. Não dêem chance ao azar. Todo tipo de oportunidade pode ser um momento para eles e todos os cuidados são poucos".

Odilo SenaDelegado do 6º DP
Delegado Odilo Sena destaca que prevenção é a melhor maneira de evitar assaltos - (Arquivo O DIA) Arquivo O DIA
Delegado Odilo Sena destaca que prevenção é a melhor maneira de evitar assaltos

As medidas de prevenção devem ser adotadas em todos os momentos: ao entrar ou sair de casa, no trânsito ou mesmo quando está distraído mexendo no celular. "Ao entrar em casa, nunca entre de frente com o carro, procure entrar de ré e sempre verifique o lado esquerdo e direito da rua. Muitas pessoas, ao saírem de casa, ficam distraídas usando o celular. Não faça isso! Saia rapidamente", disse.

Outro ponto destacado pelo delegado durante a entrevista é que as pessoas não devem ficar sentadas na porta de suas casas, uma prática muito comum antigamente e que, hoje, algumas pessoas, especialmente as mais velhas, ainda fazem. Segundo o delegado, isso é algo muito arriscado.

"Sentar na porta de casa é um fator de risco. Estamos vivendo tempos difíceis e precisamos nos precaver. Há perigos demais. Essa época em que as pessoas ficavam na porta de suas casas já passou há muito tempo", destaca Odilo Sena.

O delegado finaliza afirmando que, em muitas situações, a vítima não tem culpa e acaba passando pelo sufoco mesmo assim. No entanto, a prevenção ainda é a melhor forma. "Se fizer isso, pode ser que não dê para evitar um roubo ou assalto, mas diminuirá a oportunidade que o criminoso possa ter".

Veja mais dicas de como se prevenir contra assaltos:

1. Esteja atento ao ambiente ao seu redor: Evite andar distraído com dispositivos eletrônicos, como celulares, especialmente em áreas menos movimentadas. Preste atenção aos comportamentos suspeitos de pessoas ao seu redor e confie nos seus instintos caso algo pareça fora do comum.

2. Evite áreas perigosas e horários de risco: Conheça as áreas da cidade que têm histórico de criminalidade mais elevada e evite-as, especialmente à noite. Se possível, planeje suas rotas com antecedência, optando por trajetos mais seguros e movimentados. Evite também andar sozinho em locais desertos ou pouco iluminados durante a noite.

3. Mantenha seus pertences seguros e discretos: Evite exibir objetos de valor, como joias caras, relógios de luxo e grandes quantias de dinheiro em público. Use bolsas e mochilas seguras e mantenha-os próximos a você, de preferência na frente do corpo. Considere dividir seu dinheiro em locais diferentes, como em bolsos internos ou compartimentos ocultos, para minimizar perdas em caso de assalto.

4. Seja discreto ao usar seu celular: O uso ostensivo de celulares em público pode atrair a atenção de ladrões. Evite fazer chamadas ou usar o celular em áreas pouco movimentadas, especialmente à noite. Se precisar usar o celular, procure um local seguro e discreto, longe de olhares curiosos.