Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Oito famílias ficaram desalojadas após muro cair em condomínio em Teresina

Defesa Civil descartou possibilidade de interdição da construção e disse que o muro será reerguido.

30/03/2024 às 14h12

30/03/2024 às 18h22

Atualizada às 18h22

A Defesa Civil Municipal terminou a vistoria no condomínio sujo muro desabou durante a chuva de ontem (29) no bairro Vale do Gavião e concluiu que não há necessidade de interditar a construção. O impacto, segundo o coordenador do órgão, se restringiu ao muro e não há riscos de novos desastres nos prédios.

Marcos Rolf informou que oito famílias cujos apartamentos ficam próximo ao muro que desabou tiveram que ser removidas de suas casas. Elas foram levadas para um hotel, auxiliadas pela equipe da construtora responsável pela edificação e pela administração do condomínio.

"O muro vai ser reconstruído e agora vamos contatar a SAAD [Leste] para acompanhar este processo"< finaliza Marcos Rolf.

Atualizada às 16h08

O condomínio Reserva do Leste 2, onde um muro desabou na noite desta sexta-feira (29) durante a chuva pode vir a ser interditado. A informação foi repassada pela Defesa Civil Municipal de Teresina ao Portalodia.com. Segundo o coordenador do órgão, Marcos Rolf, a vistoria que está sendo feita no local avalia se é situação de risco de acordo com a construção.

"Vamos verificar também a situação da edificação depois da chuva para saber se faremos ou não a interdição. Estamos aguardando a resposta do engenheiro responsável pela vistoria para fazermos esta avaliação e decidir o que será feito no local. Em havendo mais riscos, podemos falar em uma necessidade de interdição", explicou Marcos Rolf.

Parte de muro de condomínio cai durante chuva na zona Leste de Teresina - (Reprodução) Reprodução
Parte de muro de condomínio cai durante chuva na zona Leste de Teresina

De acordo com a Defesa Civil, condomínio, a princípio, não fica localizado em uma área de risco monitorada pela Prefeitura. Em Teresina, há pelo menos 27 áreas que historicamente possuem risco de deslizamentos, desabamentos e alagamentos. Elas estão sendo monitoradas de perto pelo poder público.

Iniciada às 14h28

Um equipe da Defesa Civil Municipal fez uma vistoria no Condomínio Reserva do Leste 2, no bairro Vale do Gavião, zona Leste de Teresina. A fiscalização acontece após parte do muro do condomínio cair durante a forte chuva que caiu em Teresina na noite de ontem (29) e madrugada de hoje (30). A informação foi confirmada ao Portalodia.com pelo coordenador de Defesa Civil de Teresina, Marcos Rolf.

Parte de muro de condomínio cai durante chuva na zona Leste de Teresina - (Reprodução) Reprodução
Parte de muro de condomínio cai durante chuva na zona Leste de Teresina

A equipe da Prefeitura foi até o local acompanhada de uma guarnição do Corpo de Bombeiros para verificar, dentre outros pontos, os danos já causados pela queda do muro, se há riscos de novos desabamentos e se o terreno onde fica o condomínio apresenta, também, algum risco aos moradores.

“É uma fiscalização que nós sempre fazemos quando acontece algum tipo de desastre como o ocorrido ontem. Não tínhamos como prever nem evitar a queda do muro, mas podemos, agora, alertar a quem vive no local sobre prováveis riscos que pode surgir. Temos que, primeiro, identificar se há esses riscos e quais são para, então auxiliarmos na tomada de medidas”, explica Marcos Rolf.

Parte de muro de condomínio cai durante chuva na zona Leste de Teresina - (Reprodução) Reprodução
Parte de muro de condomínio cai durante chuva na zona Leste de Teresina

O coordenador da Defesa Civil acrescenta que será produzido um relatório junto com o Corpo de Bombeiros discriminando tudo que for constatado durante a vistoria técnica. A partir deste relatório, o órgão vai traças as ações que forem necessárias.

O muro que veio a baixo durante a chuva de ontem (29) não deixou ninguém ferido no condomínio e nenhum imóvel foi atingido. Por meio de nota, a Construtora Rivello, responsável pelo empreendimento, disse que, assim que tomou conhecimento do ocorrido, designou uma equipe técnica para prestar todo o suporte aos condôminos. Uma equipe de segurança também foi enviada pela empresa ao local para auxiliar os moradores.

Confira abaixo na íntegra a nota da Construtora Rivello:

"Com as fortes chuvas e ventania ocorridas na noite desta sexta-feira, 29 de março, um trecho do muro de fechamento do Condomínio Reserva do Leste 2 cedeu. Ninguém ficou ferido. Assim que a construtora tomou conhecimento, na mesma noite, designou equipe técnica para prestar todo o suporte ao empreendimento, assim como aos condôminos. Ressaltamos que, imediatamente, uma equipe de segurança também foi disponibilizada para auxiliar na segurança do local.

Atualmente, uma de nossas equipes está presente no condomínio para, o mais breve possível, atuarmos na resolução do incidente, investigarmos o que o ocasionou e fornecermos todo o suporte necessário."

_______________________________

Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.