A Páscoa é considerada a época mais doce do ano. Os ovos de páscoa ganham novos formatos e sabores, fazendo a alegria dos amantes de chocolate. Para atrair novos clientes os confeiteiros precisam se reinventar. As pesquisas e testes por sabores inusitados iniciam com meses de antecedência, tudo para oferecer aos consumidores, inúmeras opções e possibilidades de combinações.
Sângela Alexandre (48) está no ramo da confeitaria há seis anos. Ela conta que a época de Páscoa é uma das melhores e mais movimentadas do ano. Para conquistar os clientes, a confeiteira ressalta que está atenta às novidades e aos pedidos dos clientes, que todos os anos estão em busca de novas opções.
“Os clientes dizem o que gostam e eu tento acompanhar. Claro que os sabores tradicionais nunca podem faltar, como o brigadeiro, mas temos sempre que trazer novidades, porque as pessoas querem algo que ainda não provaram”, disse Sângela Alexandre (Foto: Assis Fernandes/ODIA)
Além dos sabores, Sângela também investe em embalagens e outros detalhes que fazem a diferença no produto final. O resultado são clientes satisfeitos e boas vendas. Para 2022, a expectativa é de que a procura seja ainda melhor do que no ano passado.
“Os ovos caseiros têm mais atrativos do que os ovos industrializados, principalmente porque eles podem ser personalizados. O cliente decide qual a combinação que ele quer, diferente dos ovos de supermercado. Quando o cliente fica satisfeito, ele acaba se tornando fiel e nos procura em outras épocas do ano. Além disso, os ovos de páscoa caseiros são mais saborosos e naturais, e têm uma durabilidade muito boa”, ressalta.
Sângela Alexandre lembra que a venda de ovos de páscoa caseiros teve um boom em 2020, quando muitas pessoas não podiam sair de casa para ir aos supermercados, devido a pandemia do novo coronavírus. “As pessoas encomendavam os ovos de páscoa caseiros e pediam para receber em casa, via delivery. Ninguém queria deixar a Páscoa passar em branco. Esse foi o melhor ano que tivemos com vendas de ovos caseiros”, lembra a confeiteira.
A estudante Jeane Martins é uma daquelas que não abre mão do ovo de páscoa caseiro. Segundo ela, a principal vantagem é poder escolher os sabores que deseja e não apenas comprar o que está sendo oferecido no mercado, como acontece com os ovos industrializados.
“Os ovos caseiros são mais saborosos e até mais baratos do que os ovos industrializados. A gente pode escolher vários recheios e complementos, além do gosto ser melhor. Outra vantagem é ter um produto que a gente sabe a procedência, e ainda ajudamos a gerar tenta para o pequeno empreendedor", completa a estudante.
Supermercados esperam crescimento de 10% na venda de chocolate
A Páscoa de 2022 é de grande expectativa para todo o setor. Segundo a Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas) há um crescimento de 58% nos lançamentos por parte das fabricantes, totalizando 150 novos produtos.
Neste cenário, alguns estabelecimentos apostam em ovos premium e low price, além dos ovos com brindes e linha de presenteáveis, para um crescimento de 10%, marcando a melhor Páscoa em cinco anos. A tendência é uma maior participação dos tabletes de chocolates, com grande variedade de itens importados.