Duas das festas mais aguardadas pelos
teresinenses, o Corso e o Carnaval 2021, foram suspensas em Teresina por tempo
indeterminado. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (07) pelo prefeito de
Teresina, Dr. Pessoa, e pelo presidente da Fundação Municipal Monsenhor Chaves
(FCMC), Scheyvan Lima.
Leia também: Carnaval no Piauí deve ser adiado para junho devido Covid-19
Segundo o chefe do poder municipal, essa decisão se deve como forma de evitar a disseminação do novo coronavírus à população. Dr. Pessoa destacou que conversou com o presidente da FCMC e reforçou seu desejo em não realizar as festividades de momo na Capital.
“Eu, como prefeito, o meu desejo é que não haja neste momento essas festividades. Devemos obedecer ao protocolo, conversar com o poder executivo do Estado do Piauí, com o governador ou alguém que determine um protocolo estadual e seguiremos a mesma linha, para que não tenha aglomeração não tenha repercussão negativa em relação à vida das pessoas por conta do coronavírus”, disse.
Scheyvan Lima, presidente da FCMC, destacou que essa decisão parte do princípio da proteção da população teresinense. Neste momento, a Prefeitura de Teresina opta por priorizar a saúde dos teresinenses e não realizar o carnaval este ano.
“Não teremos as festividades carnavalescas que são costumeiras de nossa cidade, mas, tentaremos a todo custo, com a equipe técnica, providenciar alguma coisa virtual, como um concurso de fantasia, no qual as pessoas estarão em suas residências, ou o festival de marchinha, que também pode ser realizado virtualmente”, disse.
O presidente da Fundação enfatizou que a intensão não é substituir o carnaval, mas aproveitar este momento para planejar outras alternativas de lazer para a população teresinense. “Com a imunização efetivada, em outro momento, nada nos impede de fazermos um carnaval fora de época. Não tem certa data, não é garantido, mas possível que façamos isso. O principal objetivo do Dr. Pessoa é aproveitarmos esse momento das festas de momo para pensar carnaval, chamando as escolas, blocos, entidades que representam os músicos e técnicos para avaliarmos e definirmos uma identidade para o carnaval de Teresina”, frisa Scheyvan Lima.
Por: Isabela Lopes