Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura vai contratar nova empresa para limpeza pública de Teresina

A licitação total está estimada em quase R$ 2 bilhões de reais.

23/02/2024 às 11h02

23/02/2024 às 11h02

Foi publicado, no Diário Oficial de Teresina desta quinta-feira (22), um processo licitatório para contratação de uma nova empresa especializada nos serviços de limpeza pública da capital, juntamente com a Prefeitura de Teresina.

limpeza - (Divulgação/Semcom) Divulgação/Semcom
limpeza

De acordo com as informações, a empresa que for a vencedora do processo licitatório será responsável pela coleta e transporte de resíduos sólidos urbanos e núcleos urbanos, o sistema complementar de limpeza urbana e o sistema de disposição final ambientalmente adequada de resíduos sólidos. A licitação total está estimada em R$ 1.923.892.657,02.

A administração pública de Teresina pontuou ainda que o lançamento de uma nova licitação para a contratação de uma empresa responsável pelos serviços de limpeza urbana é benéfica para a cidade, uma vez que irá aprimorar a qualidade de vida dos cidadãos teresinenses e promover um ambiente mais limpo e saudável para todos.

A licitação é uma ação conjunta da Prefeitura de Teresina, Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH) e Secretaria Municipal de Administração e Recursos Humanos (SEMA).

Como participar

Os interessados poderão obter informações e participar do certame na SEMA, localizada na Rua Firmino Pires, nº 121, Edifício Deolindo Couto, Térreo, Bairro Centro, Teresina-PI, CEP 64.000-070. O edital e seus elementos constitutivos estarão disponíveis no site do Tribunal de Contas do Estado do Piauí.

Contrato emergencial

Após o imbróglio envolvendo a Prefeitura de Teresina, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), e o Consórcio Teresina Ambiental (CTA), ficou decidido que a empresa Litucera permanecerá à frente dos trabalhos de limpeza urbana da capital por 180 dias.

O processo de licitação para contratação de nova empresa seguiu os trâmites legais, porém problemas fizeram com que uma nova licitação fosse criada. Para não haver descontinuidade do serviço prestado, a empresa CTA Litucera aceitou o acordo para a permanência na limpeza pública da cidade.

Com edição de Nathalia Amaral.