Médicos, enfermeiros, técnicos e condutores que atuam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Teresina estiveram na tarde deste domingo (11) prestando homenagens ao ex-prefeito de Capital, Firmino Filho, que morreu aos 57 anos na última terça-feira (06). Os profissionais fizeram a entrega de coroas de flores ao túmulo do ex-prefeito e realizaram uma cerimônia em homenagem à memória do político teresinense. Também estiveram presentes a esposa de Firmino Filho, a deputada estadual Lucy Soares, e uma das filhas do casal.
Foto: Pedro Cardoso/O Dia
Segundo a enfermeira Adélia Oliveira, a celebração teve como objetivo demonstrar a gratidão dos profissionais que atuam na linha de frente no combate à covid-19 em Teresina e agradecer postumamente ao ex-prefeito por todos os serviços prestados na área da saúde, em especial pelas medidas adotadas para conter a disseminação do novo coronavírus no seu último ano à frente da Prefeitura de Teresina.
"É uma forma de gratidão por tudo que ele contribuiu tanto pela nossa cidade, como pela nossa vida e pelo Samu Teresina. É uma homenagem nossa bem intimista, para demonstrar esse sentimento de amor e gratidão que temos pelo ex-prefeito de Teresina", destaca.
Foto: Pedro Cardoso/O Dia
Assim como ela, a enfermeira Isabel Cavalcante também esteve presente durante a visita ao túmulo de Firmino Filho. Ela explica que, devido à aglomeração do dia do sepultamento do ex-prefeito, os profissionais do Samu decidiram fazer uma homenagem separada, respeitando os protocolos sanitários.
"Eu trabalho no Samu há 16 anos e a gente deve muito ao ex-prefeito. Estamos representando uma parcela do serviço porque muitos colegas estão trabalhando na linha de frente. O ex-prefeito sempre que podia ia visitar o serviço, ele nos agradecia por estarmos na linha de frente e nós não poderíamos, de forma alguma, deixar de estarmos prestando essa homenagem", afirma.
Gerente de Epidemiologia da Fundação Municipal Saúde (FMS) durante a gestão de Firmino Filho, a médica Amparo Salmito elogia o trabalho do ex-prefeito durante a pandemia do novo coronavírus e garante que as ações de combate ao vírus irão continuar, garantindo que toda a população de Teresina seja vacinada contra a doença.
"As decisões dele sem dúvida foram acertadas, foi um trabalho de 24 horas. É uma luta que ainda não terminou porque a pandemia ainda não terminou. Vamos continuar o trabalho que foi feito e continuar fazendo na esperança de que todas as pessoas possam tomar a vacina para podermos debelar essa pandemia", assegura.