Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Semana Cultural do Japão traz tradições orientais a Teresina

O evento acontece do dia 21 a 23 em vários pontos da cidade, apresentando um pouco desse universo singular.

20/03/2019 06:51

Um mergulho na cultura japonesa sem precisar sair de Teresina. Essa é a proposta da XVI Semana Cultural do Japão no Piauí, realizada pelo Centro Piauiense de Cultura Japonesa (CPCJ) e o Consulado do Japão em Belém. O evento acontece entre os dias 21 e 23 de março em vários pontos da cidade. O objetivo é apresentar um pouco do universo japonês, suas curiosidades e tradições através de oficinas, exposições e apresentações artísticas. 

Fabricio Tapety, presidente do conselho Centro Piauiense de Cultura Japonesa, conta que, para estreitar laços cul turais, alguns japoneses vêm ao Piauí exclusivamente para participar do evento. “O objetivo da Semana Cultural do Japão no Piauí é aproximar o Japão e o Brasil, mais especificadamente o Piauí, divulgando a cultura japonesa aqui no estado com o apoio oficial do Consulado do Japão em Belém, que no concede o suporte financeiro e atividades culturais e que vai mandar alguns japoneses para falar de culinária,e danças tradicionais”. 


Foto: Divulgação

As atividades da Semana Cultural do Japão no Piauí acontecem no Centro de Formação Odilon Nunes, no Centro Universitário UNINOVAFAPI, no Instituto Federal do Piauí – IFPI e na Universida de Federal do Piauí – UFPI. A abertura acontece nesta quinta-feira (21), às 18h30, na UFPI, com apresentação de danças folclóricas japonesas, Cosplay e Kendo (esporte japonês), além da presença de autoridades locais. Para este ano, entre as novidades está o tambor japonês que, pela segunda vez, aterrissa na cidade devido à repercussão da primeira apresentação há cinco anos (2014). A culinária também ganha espaço no evento. “Vamos ter oficinas de Taiko, que é o tambor japonês, e também atividades que envolvem o cinema japônes. Também vão acontecer oficinas de culinária no IFPI”, conta Fabricio Tapety. 

A programação inclui ainda demonstração e oficinas de Origami (dobradura de papel), Yukata (vestimenta japonesa típica de verão), Mangá/ Cosplay (costume play em que a pessoa se molda em personagem de história em quadrinhos japonês e outros), dança folclórica japonesa, Soroban (ábaco), e Kendo (esporte japonês) além de apresentações sobre bolsas de estudo oferecidas pelo Governo do Japão.

As oficinas acontecem na sexta-feira e no sábado, dias 22 e 23 de março, em diferentes horários e espaços, junto com demonstrações e demais exposições. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através dos telefones: (86) 99986-8809 e (86) 3225-1689.

Por: Yuri Ribeiro - Jornal O Dia
Mais sobre: