Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Servidores do INSS paralisam e denunciam estrutura precária das agências no Piauí

Ato reivindicando melhorias aconteceu na manhã desta segunda-feira, no centro da Capital

11/04/2022 10:16

Os servidores federais que trabalham no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) paralisaram as atividades na manhã desta segunda-feira (11), no centro de Teresina. Eles reivindicam melhorias nas condições de trabalho dos funcionários e na estrutura  dos espaços em todo o Piauí. Ao todo, são 31 agências e os trabalhadores denunciam que a maioria delas se encontra em situação precária. O movimento foi coordenado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Saúde e Previdência do Estado do Piauí (Sintsprevs-PI).

(Foto: Assis Fernandes /ODIA)

A Ariene Duarte, que é assistente social do INSS, denunciou que o problema não é só a estrutura que é falha: faltam também profissionais suficientes para atender os segurados. Para atender todo o Piauí, segundo ela, há apenas 21 assistentes sociais. "Muitas pessoas perguntam se algumas agências do INSS fecharam, as fachadas estão deterioradas. Na minha sala, tem uma goteira e a gente precisa colocar um balde para aparar a água. Isso representa perigo para as pessoas que buscam atendimento nas agências. A qualquer dia, alguém pode cair", disse.

(Foto: Assis Fernandes /ODIA)

Wilson Arrais, técnico do seguro social, pontou que, além da estrutura física e salarial, os servidores do INSS cobram qualificação para os trabalhadores. "A gente está lutando por uma recomposição salarial. Nosso salário está defasado em mais de 20%. O preço dos alimentos subindo, o nosso salário diminuindo, o trabalho e nossa carga horária aumentando. Está insustentável", enfatizou.

(Foto: Assis Fernandes / O Dia)

O ato contou com a presença de parlamentares da bancada federal, como Merlong Solano e Rejane Dias, ambos do PT. E o Senador Marcelo Castro (MDB). O deputado federal Merlong Solano argumentou que compareceu à manifestação com o intuito de conhecer melhor a pauta dos servidores e como ele, enquanto deputado deputado federal, pode se engajar nesta causa. "Quero conhecer a fundo a pauta de vocês, tanto por vocês, mas principalmente pela sociedade, para me engajar junto com vocês", disse.

A deputada federal Rejane Dias destacou que ficou perplexa com o sucateamento das agências do INSS do Piauí. "Tivemos uma expansão das agências no Estado, mas, no entanto, vemos um descaso e desumanidade com relação aos beneficiários da previdência", acrescentou.

Mais sobre: