O Sindicato dos Comerciários de Teresina (Sindcom) realiza, na próxima quarta-feira (15), uma assembleia geral para deliberar a possibilidade de paralisação, por tempo indeterminado, do setor de Supermercados da capital. De acordo com a categoria, as propostas sindicais apresentadas pelo setor patronal não atendem às demandas dos trabalhadores.
Segundo a categoria, foram feitas várias mesas de negociações, entretanto, o setor patronal apresentou contrapropostas que não atendem à demanda dos trabalhadores, como o não reajuste do valor trabalhado aos domingos, todos os feriados autorizados trabalhados sem pagamento, apenas com compensação, funcionamento normal no Carnaval e Semana Santa e abertura do comércio no Dia do Comerciário ou na Sexta-feira Santa.
(Foto: Reprodução/Google Maps)
O Sindicato dos Comerciários não aceitou e está propondo uma mesa de negociação para os próximos dias com o setor patronal, com a possibilidade de levar a discussão para o Núcleo de Conciliação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT-PI). Caso as negociações não avancem, o Sindicato irá convocar uma assembleia geral para discutir greve no setor de Supermercados de Teresina.
Dentre as principais proposta dos trabalhadores está:
- o pagamento dos feriados trabalhados;
- reajuste do valor do domingo trabalhado;
- fechamento na Terça-feira de Carnaval e na Sexta-feira Santa;
- fechamento no Dia do Comerciário;
- reajuste de 8% no valor do piso;
- ticket de R$ 15 e garantia do Plano de Saúde.
A reunião irá abordar os seguintes temas:
- discutir e deliberar sobre as contrapropostas apresentadas pelo setor patronal;
- discutir e deliberar sobre paralisação por tempo indeterminado no setor de supermercados;
- discussão e deliberação sobre autorização para o sindicato laboral ingressar com dissídio coletivo.
A assembleia acontece a partir das 18h, no Espaço Cultural (estacionamento), ao lado da sede do Sindicato dos Comerciários de Teresina, que fica localizado na Rua David Caldas, 536, Centro.