Quem olhou para o céu na noite dessa segunda-feira (19) se deparou com a lua maior e mais brilhante do que o normal. O fenômeno astronômico conhecido como "superlua" ocorre quando a Lua cheia ou a Lua nova coincide com o ponto em que a Lua está mais próxima da Terra em sua órbita, chamado de "perigeu".
LEIA TAMBÉM
Durante uma superlua, a Lua pode parecer até 14% maior e 30% mais brilhante no céu do que quando está no seu ponto mais distante, o "apogeu".
Esse fenômeno não tem implicações científicas significativas, mas é um espetáculo popular entre os observadores do céu. Embora o termo "superlua" não seja científico (foi popularizado pelo astrólogo Richard Nolle em 1979), ele ganhou ampla aceitação na cultura popular e na mídia.
As superluas acontecem algumas vezes por ano, dependendo do ciclo lunar e da distância entre a Terra e a Lua. Esta foi a primeira das quatro vezes que o fenômeno deve acontecer este ano.
Veja fotos do fenômeno em Teresina:
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.