Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Técnicos da Codevasf estudam criação de canal para ligar bacias do Parnaíba e Poti

“Canal de Uso Múltiplo das Bacias” ficaria em região da zona rural de Teresina, próximo à Nazária.

25/08/2022 09:46

Uma equipe de técnicos da Companhia do Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf) visitou nesta terça (24) o local onde devem ser realizadas obras do projeto de integração das bacias do rio Poti e Parnaíba, que passou a ser chamado de Canal de Uso Múltiplo das Bacias do Parnaíba e Poti. O projeto ainda está na fase de estudos. O local fica na zona rural sul de Teresina, próxima a entrada do município de Nazária.

(Foto: Divulgação / PMT)

Além de técnicos da Codevasf, representantes do município também estiveram presentes. De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh) esta obra será executada parte em canal de concreto, e parte em leito de riacho já existente, e deve beneficiar em torno de 25 localidades da zona rural de Teresina, com água para irrigação, piscicultura e horticultura, além de propiciar água em condições de receber tratamento para consumo humano.

De acordo com o secretário executivo da Codevasf, Márcio Adalberto, será feito um estudo para verificar a viabilidade técnica da região para receber estas intervenções.

“Existe todo um plano de segurança hídrica que precisa ser seguido e, por isso, precisamos realizar um estudo preliminar de inserção regional e demanda hídrica. Ele nos permite acompanhar a área de irrigação, qual volume de água será utilizado e quantas pessoas beneficiadas na região. Teresina tem uma área rural extensa e é necessário todo esse detalhamento que é demorado e exige esse estudo”, explicou Márcio.

Fonte: Com informações da PMT
Mais sobre: