Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina: 69% das vítimas de homicídios possuíam antecedentes criminais

Considerando o mesmo público, o levantamento aponta ainda que nos três primeiros meses de 2024 o percentual é de 60,32% das vítimas.

16/04/2024 às 15h47

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) divulgou, nesta terça-feira (16), um levantamento onde revela que da totalidade dos homens vítimas de homicídios dolorosos em Teresina e na região metropolitana no ano de 2023, especificamente de crimes com arma de fogo, cerca de 69,11% deles possuíam antecedentes criminais. A pesquisa foi realizada pela Gerência de Análise Estatística e Criminal da SSP-PI.

Considerando o mesmo público, o levantamento aponta ainda que nos três primeiros meses de 2024 o percentual é de 60,32% das vítimas.

A pesquisa foi realizada pela Gerência de Análise Estatística e Criminal da SSP-PI - (Jailson Soares / O DIA) Jailson Soares / O DIA
A pesquisa foi realizada pela Gerência de Análise Estatística e Criminal da SSP-PI

Em todo o Estado, a pesquisa detalha que cerca de 57,98% do público do sexo masculino vítimas de homicídio doloso com arma de fogo também possuíam antecedentes criminais.

O secretário da SSP-PI, Chico Lucas, afirma que a atividade das vítimas com o mundo do crime pode ser o resultado para a escalada de violência a este público.

Essas mortes ocorrem, principalmente, em decorrência do tráfico de drogas ou por algum tipo de envolvimento com organizações criminosas. Muitos desses homens, grande parte deles jovens, são mortos logo depois de deixarem o sistema prisional.

Chico LucasSecretário de Segurança Pública
Teresina: 69% das vítimas de homicídios possuíam antecedentes criminais - (Arquivo / O DIA) Arquivo / O DIA
Teresina: 69% das vítimas de homicídios possuíam antecedentes criminais

Para o diretor de Inteligência da SSP-PI, delegado Anchiêtea Nery, é necessário conhecer o perfil das vítimas e que fatores a levaram a serem vítimas. “Compreendendo totalmente o fenômeno, a gente, enquanto Estado, tenta agir para evitar esse crime. E caso não evite, a gente tenha informações e a condição necessária para poder reprimir esse crime", disse.

Segundo o delegado João Marcelo Brasileiro, o estudo sobre tais casos auxilia a Diretoria de Inteligência da corporação para monitorar os casos e tentar entender mais sobre a problemática.

“Isso é importante porque o estudo desse fator do MVI (Mortes Violentas Intencionais), dentre outros, permite que a Secretaria de Segurança elabore políticas e estratégias eficazes de enfrentamento ao homicídio doloso no estado do Piauí, de modo a reduzir ainda mais as vítimas desse crime”, frisa o gestor.

Banco de dados

Os dados da Segurança Pública do Piauí são acompanhados diariamente e divulgados mensalmente para a sociedade por meio do painel de indicadores disponível no site da SSP-PI (www.ssp.pi.gov.br/estatisticas).

Atualmente, o Governo do Estado tem investido em ferramentas de inteligência e tecnologia para mapear as organizações criminosas, possibilitando que as operações policiais sejam mais eficazes no combate aos diversos tipos de crimes, como os homicídios. 

Com informações da SSP-PI.