Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina já aplicou mais de 1.250 multas por descarte irregular de lixo este ano

a capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo.

16/09/2022 12:27

Em 2022, Teresina aplicou cerca de 1.256 multas referentes ao descarte irregular de lixo na cidade. As multas aplicadas variam entre R$ 407 e R$ 4.074, de acordo com a gravidade da infração, que pode ser leve, grave, muito grave e gravíssima. 

Na capital, são monitorados mais de 60 pontos de descarte irregular de lixo. Geralmente, são locais onde a população joga lixo, diariamente, apesar do intenso trabalho de conscientização e limpeza realizados nesses locais pelas equipes da Prefeitura.

“Com o descarte irregular do lixo, a cidade sofre com problemas ambientais, econômicos, sociais e de saúde pública.  A poluição das vias públicas atrai roedores e insetos, causa proliferação de várias doenças, entope galerias, provoca inundações no período chuvoso, dentre outros danos à sociedade”, destaca o secretário da SEMDUH, Edmilson Ferreira.

(Foto: Arquivo O DIA)

O descarte irregular de lixo é considerado crime ambiental, conforme medida que consta no decreto 14.503/21, de setembro do ano passado, que regulamenta a Lei 4.469/2019. 

Além disso, pessoas que jogam lixo em pontos irregulares também contribuem para a poluição e para o surgimento de enchentes e alagamentos.


Como descartar o lixo corretamente

1)  Lixo doméstico: a coleta ocorre nos dias e horários programados, três vezes na semana;

2)  Podas de árvores, restos de material de construção e móveis usados, oriundos de residências (não de empresas):  o destino correto são os Pontos de Recolhimento de Resíduos (PRRs), que são os containers colocados em pontos estratégicos dos bairros.

3)  Material reciclável: até 50 quilos devem ser colocados nos Pontos de Entrega Voluntária (PEVs), presentes nas praças da cidade. Acima desse peso, é feito o recolhimento gratuitamente, em dia e horário agendado, por meio do Disk Coleta: 86 98104-6786 (zonas Sul e Sudeste) e 86 98130-7739 (zonas Norte, Leste e Centro).

Mais sobre: