Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Teresina libera uso de máscaras a partir da segunda-feira (28)

Essa é a última etapa da liberação do equipamento de proteção em Teresina

24/03/2022 15:49

O presidente da Fundação Municipal de Saúde (FMS), Gilberto Albuquerque, anunciou com exclusividade ao Portal O Dia.com nesta quinta-feira (24) o fim da obrigatoriedade do uso de máscara de proteção contra a Covid-19 em locais fechados. Essa é a última etapa da liberação do equipamento de proteção em Teresina. A medida passa a valer a partir da próxima segunda-feira (28).

Foto: Jailson Soares/ODIA 

Em entrevista, Gilberto afirmou que a decisão foi tomada após uma reunião com o Comitê de Operações Emergências (COE), nesta quarta-feira, que confirmou a redução no número de testes positivos para Covid-19, transmissibilidade e ocupação de leitos em Teresina.

Gilberto não apresentou detalhes da medida, que ainda será publicada em decreto pelo prefeito Dr. Pessoa, mas adiantou que uso será facultativo.

“A pessoa não será obrigada a usá-la, mas aquelas que desejarem continuar, nós agradeceremos. Lembrando, a máscara não só protege da Covid-19, mas de outras doenças transmissíveis respiratórias e até da mucosa da boca. As pessoas que desejarem usar serão muito bem-vindas”, declarou.  

Foto: Jailson Soares/ODIA 

Ele completou: “essa medida nós postergamos ao máximo, mas temos que ser justos com a população. No momento em que os números estavam ruins, nós dissemos para a população usar máscara, fazer o distanciamento social e lavarem as mãos com sabão e usar álcool em gel. Agora que os números mostram o contrário, nós também temos que ser sinceros com a mesma população que nos escutou e seguiu as orientações. A justificativa que tínhamos tempo atrás já não temos nesse momento. Estamos trazendo para a população os números, os dados e os riscos. Estamos sendo justos e corretos com a população”, declarou.

Em locais abertos, o uso é facultativo há apenas 14 dias, que tornou facultativo o uso obrigatório de máscara em locais abertos, mas não havia decisão sobre locais fechados.

O uso da máscara passou obrigatório em no Piauí no dia 22 de abril de 2020.

Com a decisão pelo fim da obrigatoriedade, Teresina passa a fazer parte do grupo de capitais que flexibilizaram o uso da proteção facial.

Mais sobre: