Quem mora na zona Rural Sudeste de Teresina deve ficar atento, porque neste sábado (14) haverá vacina contra a raiva nesta região. Os agentes da Gerência de Zoonoses estarão imunizando cães e gatos de quem vive na área. Diferente do que acontece na zona Urbana, onde os tutores devem levar seus animais para se vacinar nos postos, os agentes vão até as propriedades imunizar os animais.
LEIA TAMBÉM
O gerente de Zoonoses da FMS, Marlon Castelo Branco, pede para que neste sábado, os cães e gatos sejam mantidos presos dentro de casa para colaborar com o trabalho das equipes e ampliar a cobertura vacinal. Ele lembra que a vacinação de cães e gatos é fundamental para proteger não somente os animais, mas os tutores. “O vírus da raiva pode ser transmitido para humanos por meio de mordidas, arranhões e lambidas e tem letalidade de quase 100%”, destaca Marlon.
A Fundação Municipal de Saúde (FMS) quer que a etapa Rural de vacinação contra a raiva tenha o mesmo grau de participação da etapa Urbana, que ocorreu em setembro. Vale lembrar que as campanhas de vacinação não são a única oportunidade para os tutores vacinarem seus animais. “Aquele tutor que por acaso perdeu o dia da campanha pode levar seu animal de estimação até a gerência de Zoonoses em qualquer dia do ano, que teremos pessoal capacitado para aplicar a vacina”, conclui o gerente de Zoonoses de Teresina.
Por que vacinar meu cão ou gato contra a raiva?
Se você tem dúvidas sobre levar seu animal para se vacinar na campanha contra a raiva, entenda que o ato é uma demonstração de carinho tanto com o animal quanto consigo mesmo. A raiva é transmissível ao ser humano e é uma doença fatal. Confira abaixo alguns motivos para levar seu cão ou gato para se vacinar contra a raiva:
- Você protege seu animal contra uma doença fatal: a raiva é uma doença viram que afeta o sistema nervoso e é quase sempre fatal. A vacinação é a forma mais eficaz de prevenir que cães e gatos contraiam a doença.
- Prevenção da transmissão para seres humanos: a raiva pode ser transmitida para humanos através de mordidas ou arranhões de animais infectados. A vacinação de animais domésticos ajuda a controlar a propagação da doença e protege as pessoas, especialmente crianças.
- Obrigações legais e regulatórias: em muitos locais, a vacinação contra a raiva e obrigatória por lei para cães e, em alguns casos, gatos. A vacinação é uma exigência para garantir o controle sanitário e a segurança da saúde pública.
- Controle de raiva na população animal: vacinar os animais domésticos ajuda a reduzir a quantidade de animais infectados, diminuindo o rico de surtos na comunidade e limitando a disseminação da raiva entre os animais selvagens.
- Evita custos elevados com tratamento: caso um animal contraia raiva, o tratamento é caro e, em muitos casos, ineficaz. A vacinação é a solução mais simples, acessível e preventiva, que evita complicações de saúde e altos custos veterinários.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.