Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Feriado: Teresina antecipa dia de "˜Nossa Senhora da Conceição'

Comemorado oficialmente no dia 8 de dezembro, dia de "˜Nossa Senhora da Conceição foi antecipado para a próxima sexta-feira (22)

20/05/2020 12:11

Atendendo a uma solicitação do prefeito Firmino Filho (PSDB), a Câmara Municipal de Teresina (CMT) aprovou, em sessão plenária virtual na manhã desta quarta-feira (20), a antecipação do feriado de ‘Nossa Senhora da Conceição’. Comemorado tradicionalmente no dia 08 de dezembro, para a esta sexta-feira (22).

Com duas abstenções, vereadores aprovaram mais uma mudança no calendário de feriados do município (Foto: Arquivo/ODIA)

A pedido da líder do prefeito na Casa, vereadora Graça Amorim (Progressistas), a votação em dois turnos aconteceu em regime de urgência. Após os pareceres verbais favoráveis das comissões de Constituição e Justiça (CCJ) e de Educação, a maioria dos parlamentares apoiaram a medida.

Oposição a atual gestão, o vereador Joaquim do Arroz (MDB) enfatizou críticas à proposta e se absteve de votar a matéria, por entender que a mudança fere os princípios católicos. “Os dias santos tem toda uma origem e uma cultura, não podem ser manipulados de acordo com a necessidade do prefeito”, argumentou. 

Joaquim do Arroz fez criticas ao prefeito Firmino Filho e se absteve na votação (Foto: Arquivo/ODIA)

Aliado, o vereador Caio Bucar (Republicanos) também se absteve, mas após a fala de arroz vários membros da base de Firmino na CMT se manifestaram em defesa da proposição, que segundo Amorim, foi discutida com as autoridades religiosas da capital antes de ser submetida ao legislativo. 

"O prefeito contactou o bispo, arcebispo e padres de Teresina, exatamente para solicitar e comunicar a antecipação desse feriado, pois estamos vivendo uma pandemia. Quando chegar o dia 8 de dezembro não vamos deixar de celebrar a data, contudo não haverá feriado”, explicou a líder.

Graça Amorim defendeu a proposta, que segundo ela, foi discutida com as autoridades católicas da capital (Foto: Arquivo/ODIA)

Essa é a segunda vez que a Prefeitura de Teresina (PMT) propõe alteração no calendário municipal, semelhante ao que vem acontecendo em relação aos feriados estaduais. A justificativa é que a medida deve favorecer o aumento dos índices local de isolamento social e conter o avanço do novo coronavírus (Covid-19).

Por: Breno Cavalcante
Mais sobre: