A juíza Lucicleide Pereira Belo foi eleita nesta sexta-feira (14) a nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Piauí na primeira eleição destinada à participação exclusiva de mulheres. Lucicleide foi eleita para a Corte Judiciária Estadual com 19 votos. Em segundo lugar, ficou a juíza Haydée Lima de Castelo Branco, com 12 votos. A juíza Maria Luiza de Moura Mello e Freitas recebeu 10 votos, ficando em terceiro lugar; e as juízas Maria Célia Lima Lúcio e Elvira Maria Osório Pitombeira receberam oito votos cada.
Esta não é a primeira vez que Lucicleide Belo concorre ao cargo de desembargadora do Tribunal de Justiça. Na eleição do ano passado, ela foi a segunda mais votada ao cargo. Venceu o pleito o então juiz e hoje desembargador João Gabriel Furtado Baptista.
A juíza tem 35 anos de magistratura no Piauí e é a terceira mulher a assumir uma cadeira na Corte do Poder Judiciário Estadual. Antes de Lucicleide, o TJPI já teve como desembargadora Eulália Maria Ribeiro Gonçalves Nascimento Pinheiro, que já chegou a exercer a presidência do Pleno entre os anos de 2010 e 2012; e mais recentemente a desembargadora Maria do Rodário de Fátima Martins Leite Dias, empossada em abril deste ano.
Lucicleide Belo é graduada em Direito pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e possui especialização em Direito Processual e Direito Processual Civil, além de um MBA em Gestão Judiciária pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Como magistrada do TJPI, Lucicleide já foi titular da 8ª Vara Cível e coordenadora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, o NUPEMEC.
A magistrada também já foi juíza eleitoral da 97ª Zona Eleitoral do Piauí e juíza presidente da Terceira Turma Recursal Cível, Criminal e Direito Público do Estado.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.