Pelo menos oito candidatos estão sendo investigados pela Polícia Federal por divulgarem nas redes sociais fotos do Caderno de Questões do primeiro dia de prova do Enem 2023, que aconteceu no domingo (05). A informação foi confirmada pelo Ministério da Educação (MEC) no começo desta tarde (12).
Os casos aconteceram nas cidades de Caruaru (PE), Natal (RN), Cornélio Procópio (PR) e Brasília (DF), onde a Polícia Federal já realizou oitivas com quem cometeu as irregularidades. Ainda estão sendo feitas diligências no Rio Grande do Sul e também no Ceará.
As fotografias foram detectadas por meio de monitoramento do Ministério da Educação e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, o Inep. Foi o MEC que acionou a Polícia Federal para investigar as irregularidades. Vale lembrar que as imagens foram divulgadas após o início da prova e que não há qualquer registro de conteúdo divulgado antes do horário estipulado para início da aplicação, o que poderia comprometer a lisura do Enem.
LEIA TAMBÉM
A Polícia Federal informou, em nota, que as empresas responsáveis pelo gerenciamento das mídias sociais foram oficiadas para preservar as imagens das provas e auxiliar com o rastreamento das postagens.
Além da divulgação de fotos da prova, a PF também registrou outras ocorrências criminais relacionadas ao Enem nos Estados de Alagoas e Bahia, onde foram apreendidos materiais com suspeita de uso para aplicação de fraude nas cidades de Maceió e Vitória da Conquista.
Segurança foi reforçada para o Enem 2023
As forças de segurança estão atuando de forma integrada para garantir a lisura e a ordem durante a aplicação do Enem 2023. Assim como no primeiro dia de aplicação, no domingo (05), hoje (12), todas as possíveis ocorrências no armazenamento e distribuição dos malotes de provas são monitoradas.
Em todos os Estados, a segurança do Enem 2023 é feita de forma ostensiva pela Polícia Militar em conjunto com a Polícia Civil, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Corpo de Bombeiros. Equipes do SAMU também se encontram à disposição junto com as Guardas Municipais para atender a possíveis intercorrências.
No Piauí mais de 800 policiais militares foram destacados para reforçar a segurança nos dois dias de aplicação do Enem 2023.