Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Fase preparatória para retorno presencial às aulas no Piauí começa esta semana

Governo fala em adiantar a retomada das aulas presenciais nas escolas estaduais diante da redução nos casos de covid-19.

21/02/2022 10:54

O retorno às aulas presenciais nas escolas da rede estadual do Piauí segue mantido para o dia 03 de março, mas a preparação para que isso ocorra já deve começar nesta semana. Diante da redução nos casos e óbitos por covid no Estado, o Governo do Estado decidiu adiantar em uma semana a fase preparatória para receber os alunos presencialmente.

Na quinta (24) e sexta-feira (25), servidores, professores e diretores deverão começar a se reunir para fazer o planejamento do protocolo sanitário a ser cumprido por cada instituição de ensino. “Tem uma relação com o conselho de pais também para colocar as orientações. Estamos garantindo a sinalização do distanciamento? Precisa de máscara? É isso que vai ser discutido e planejado”, explicou Wellington Dias.


Foto: Arquivo O Dia

O governador espera que logo após o Carnaval o Piauí já possa ter a retomada das aulas presenciais. Apesar de ter dito isso, Wellington Dias não informou se publicará ou não decreto adiantando o retorno das aulas presenciais nas escolas do estado.

Essa volta às aulas presenciais na rede pública estadual vem sendo cobrada não apenas pelos pais e alunos, mas também por órgãos de fiscalização e controle. O Ministério Público do Piauí solicitou aos comitês científicos do Estado e do Município um documento único contendo os protocolos de retomada das aulas em modalidade presencial.

Em reunião com os promotores na semana passada, o secretário estadual de Educação, Ellen Gera, disse que as escolas piauienses já estão prontas para receber os alunos e que tudo depende somente de um decreto governamental flexibilizando este retorno.

Aulas em Teresina voltam amanhã

As aulas presenciais nas escolas municipais de Teresina voltam nesta terça-feira (22) de acordo com o decreto publicado pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB) na semana passada. Esse retorno acontece em meio à redução nos casos de covid-19 na capital. Dados do Comitê de Operações Emergenciais contra a covid-19 em Teresina, houve diminuição de 45% no número de síndromes gripais na segunda semana de fevereiro. As internações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) também caíram.


Leia também: No 5º dia de protesto, professores de Teresina criticam reajuste real de 3% e mantêm greve 


Além destes indicadores, também houve redução na taxa de positividade dos testes de covid-19, na demanda por testes RT-PCR e também um indício de estabilização e queda nos óbitos por covid-19 em Teresina.

O coordenador do COE Municipal, o infectologista Walfrido Salmito, faz um alerta à população para que mantenham as medidas sanitárias de uso de máscara e distanciamento social mesmo com a aparente redução dos índices.

“Mesmo com os números em queda chamamos atenção sobre a necessidade de se manter os protocolos apesar da vacina em estágio avançado. Pedimos que todos usem máscara facial, evitem aglomeração e façam a limpeza das mãos com frequência”, diz.

Mais sobre: