Um total de 21 presos não retornaram da “saidinha” do Dia dos Pais no Piauí, segundo balanço da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). Ao todo, 432 detentos receberam o benefício nesse ano. Eles começaram a deixar o sistema penitenciário do Piauí na quinta-feira (11/08) e deveriam retornar até o último dia 18 de agosto.
De acordo com o diretor de Inteligência da Secretaria de Justiça do Piauí, Charles Pessoa, o Poder Judiciário já foi comunicado sobre os presos que não retornaram e eles agora são considerados foragidos da Justiça.
“Nessa saidinha temporária, menos de 5% deixaram de se reapresentar, deixaram de retornar ao ambiente prisional. Esses presos precisam cumprir uma série de medidas como a de retornar de onde eles saíram. Não se apresentando, a Secretaria de Justiça faz a comunicação ao Poder Judiciário, à Vara de Execuções Penais, e são considerados foragidos”, explicou.
Foto: Arquivo O Dia
Charles Pessoa comentou que os presos beneficiados com a “saidinha” se encontravam em regime semiaberto e já saiam dos presídios durante o dia e tornavam para dormir à noite e aos finais de semana. Como sansão, ao serem recapturados, eles serão encaminhados para o regime fechado para o cumprimento da pena.
“A Secretaria de Justiça está integrada com os outros órgão da segurança pública do estado no intuito de localizar esses presos que não se apresentaram. Quando o Poder Judiciário regredir a pena, eles irão ser conduzidos a uma unidade de regime fechado”, afirmou.