Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Piauí teve cinco ocorrências policiais relacionadas à eleição no domingo

Secretaria de Segurança considerou o pleito tranquilo e classificou a operação como "um sucesso".

03/10/2022 11:59

O Piauí registrou apenas cinco ocorrências policiais relacionadas às eleições 2022 durante o domingo de eleição. A informação foi divulgada nesta manhã (03) pela Secretaria de Segurança e o Comando da Polícia Militar. Foram casos de boca de urna, desobediência e violação do sigilo do voto nas cidades de Oeiras, Alegrete, São José do Piauí, Cabeceiras e Milton Brandão. Em Teresina, não foram registradas ocorrências eleitorais.


Leia também: No domingo das eleições, Polícia Federal registrou cinco crimes eleitorais no Piauí 

Foi um termo circunstanciado de ocorrência por boca de urna em Oeiras; um termo circunstanciado de ocorrência por desordem na seção eleitoral em Cabeceiras; um termo circunstanciado de ocorrência por violação do sigilo do voto em Alegrete e um termo circunstanciado de ocorrência por desobediência eleitoral em Milton Brandão.

Foto: Maria Clara Estrêla/O Dia

Em entrevista, o secretário de segurança do Piauí, coronel Rubens Pereira, atribuiu o sucesso da operação eleições ao planejamento antecipado. "Em agosto já começamos a nos reunir e definir como faríamos para garantir a ordem e a lisura do processo eleitoral. Empregamos mais de 5 mil membros dos nossos efetivos e garantimos a presença das forças de segurança em todos os locais de votação sem exceção. Foi um pleito tranquilo e nossas ações foram um sucesso", pontuou o secretário.

Ao todo, a Secretaria de Segurança empregou no policiamento ostensivo durante as eleições mais de 5.200 policiais com mais de mil viaturas e um orçamento de mais de R$ 3 milhões. Segundo o coronel Scheiwan Lopes, comandante-geral da Polícia Militar, todos os 3.400 locais de votação do Piauí estavam cobertos pela presença de militares, tanto oficiais quanto praças, que mantinham contato direto com a Justiça Eleitoral.

Para o comandante, o pleito eleitoral ocorreu dentro do esperado. “Foi tudo feito de forma antecipada. Uma eleição tranquila com pouquíssimas ocorrências de cunho eleitoral e isso se deve à nossa ação conjunta de policiamento antecipado no fim de semana que antecedeu a eleição para pacificar os locais de votação e dar o tom do pleito", explicou Scheiwan Lopes.

As ações, segundo ele, deverão se repetir no mesmo padrão no segundo turno da eleição presidencial, que acontecerá no próximo dia 30 de outubro.

Mais sobre: