Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

‘Um Dia na Praça’; evento leva serviço à comunidade da Santa Maria da Codipi

Nos dias 02 e 03 de abril, a comunidade terá acesso a diversas atividades e serviços voltados para adultos e crianças

01/04/2022 12:48

A 2ª Edição do "Um Dia na Praça" chega, neste final de semana, à região da Grande Santa Maria da Codipi, zona Norte de Teresina. Nos dias 02 e 03 de abril, a comunidade terá acesso a diversas atividades e serviços voltados para adultos e crianças. A programação é das 9h às 14h, na Praça da Santa Maria.

O evento é realizado pela Fundação Otávio Miranda, do Grupo O DIA, e visa levar ações de cidadania às comunidades teresinenses. Rossiney Milhomem, coordenador geral do "Um Dia na Praça", destaca que o evento será totalmente gratuito.


Leia também: 'Um Dia Na Praça' oferta serviços gratuitos na Potycabana neste sábado e domingo 


“Vamos ter uma grande estrutura esperando todo mundo, com segurança, banheiros químicos, e seguiremos todos os protocolos exigidos pelas instituições sanitárias contra a Covid, com álcool em gel. O evento irá atender a grande Santa Maria e toda região, e a expectativa é de que sejam realizados mais de 1.200 atendimentos nos dois dias”, conta Rossiney Milhomem.

Os estantes estão sendo montados para receber o público (Foto: Assis Fernando/ODIA)

Será montado um espaço voltado para a diversão da criançada, com a presença dos palhaços Bolim e Bolão, pula-pula, brinquedos infláveis e outras atividades, além de aula de zumba para a comunidade. No sábado (02), os programas 100% Forró (9h às 11) e Music Hall (11h às 12h), serão transmitidos ao vivo pela O DIA TV, afiliada da Rede TV. Já no domingo (03), Walberth Dourado promete animar o evento junto com ‘Zé do Ovo’.

“Esse é um evento muito importante, principalmente agora depois dessa pandemia, com as pessoas retomando com suas rotinas. A Fundação Otávio Miranda está levando inclusão social e cidadania para a população dessa região”, pontua. 

O presidente da Associação dos Moradores da Santa Maria da Codipi, Luiz Aires, destaca a importância deste evento para a comunidade, não somente da Santa Maria da Codipi, como de bairros vizinhos, como Parque Brasil, Francisca Trindade, entre outros, onde vivem quase 200 mil pessoas.

Na primeira edição do evento, diversos serviços foram oferecidos à comunidade (Foto: Assis Fernandes/ODIA)

Ele pontua ainda que muitas pessoas não têm condições de se deslocar até o Centro de Teresina em busca dos serviços. “Esse evento é um sonho para a comunidade. Tem muita gente precisando de título, como os jovens, então levar esse serviço para a comunidade é importante. 

A comerciante Antônia Maria da Conceição mora em frente à Praça da Santa Maria há mais de 35 anos e conta da empolgação em receber o evento na comunidade. Ela cita que participou de outras edições da ação, quando utilizou o serviço de emissão de RG para os netos, e enfatiza a importância social do evento.

“Todo mundo fica aguardando ansiosamente pelos serviços, até porque aqui no bairro não têm muitas ações como essa, então, quando têm, a população aproveita. Se não fosse num evento como esse eu não teria tirado a identidade dos meus netos, porque não teria como ir ao centro resolver isso”, cita a moradora.

Confira os serviços que serão ofertados: 

- Emissão de RG;
- Doação de sangue/cadastro de medula;
- Informações jurídicas (casamento comunitário);
- Aferição de pressão arterial, glicemia capilar, conscientização sobre diabetes e hipertensão;
- Assessoria jurídica;
- Pré-consulta e agendamento com optometrista (oftalmologia);
- Exposição de produtos de agricultura familiar;
- Corte de cabelo masculino e feminino;
- Aulão de ritmos;
- Recreação infantil;
- Atrações musicais.

Parceiros do evento

Associação dos Moradores da Santa Maria da Codipi; Gelo Tropical; Pax União; G3; Instituto de Identificação; Hemopi; Justiça Itinerante; Grau Técnico; Óticas Diniz; Associação Piauiense de Advogados Civilistas; Emater; Instituto Mix e Espaço Geração Saúde.

Mais sobre: