Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

“Só será resolvido com nova licitação”, diz Dudu sobre problemas do transporte público

Ele defendeu que essa medida já foi apontada no relatório final da CPI, que propôs ainda a contratação emergencial de novas empresas

21/03/2022 15:50

O vereador Dudu Borges (PT), que presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público na Câmara de Teresina, declarou nesta segunda-feira (21/03), no primeiro dia de greve de motorista e cobradores, que os problemas do sistema só serão resolvidos se a Prefeitura de Teresina romper o contrato com as empresas concessionárias das linhas.


Leia tambémPrefeitura entra na Justiça para que 70% da frota de ônibus circule em Teresina 


Ele defendeu que essa medida já foi apontada no relatório final da CPI, que propôs ainda a contratação emergencial de novas empresas e logo depois a realização de uma nova licitação. “O problema do transporte de Teresina só será revolvido quando acontecer o que a CPI apontou: rompimento do contrário, contrato emergencial e nova licitação, aos moldes que o poder público possa controlar”, disse.

Foto: Jailson Soares / O Dia

Ao O Dia, Dudu defendeu a aprovação da Câmara Municipal de retirar o comando da bilhetagem dos ônibus das empresas e transferir para a Empresa Teresinense de Desenvolvimento Urbano (ETURB). “Com a bilhetagem eletrônica, com o controle por parte do poder público, através da ETURB, inclusive, com a venda dos passes, nós vamos começar a ter a real radiografia. Aí nós vamos saber se todos os números que foram apresentados ao longo desses seis anos, essas cobranças que foram feitas, se é verdade”, afirmou o vereador. 

Decreto revogado 

A Prefeitura de Teresina revogou na segunda-feira (14/03) o decreto que estabelecia o estado de calamidade no transporte público e que possibilitava a contratação de novas empresas de ônibus. 

Mais sobre: