Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Agentes de saúde intensificam visitas a casas para eliminar focos de dengue em Teresina

Capital já tem mais de 1.700 casos notificados da doença e vive um surto. Dengue já matou 3 pessoas em Teresina.

18/04/2022 09:31

Teresina está vivendo um surto de dengue. Segundo os dados da Fundação Municipal de Saúde (FMS), do início do ao até agora a capital já notificou 1.731 casos da doença com três mortes (dois adultos e uma criança). Diante do aumento vertiginoso no número de registros e da preocupação com os óbitos, a Gerência Zoonoses está ampliando as ações de fiscalização domiciliar e eliminação de focos do Aedes aegypti.

Para tanto, estão sendo intensificadas as visitas dos agentes epidemiológicos de saúde especializados em localizar, identificar e eliminar focos do mosquito da dengue.  As ações se concentram sobretudo na zona Norte de Teresina, que tem sido a mais afetada pelos casos da doença e concentram os maiores registros. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

“Nossos agentes continuam trabalhando em busca de criadouros que retêm água e são onde a fêmea põe os ovos e deles nascerão novos mosquitos. Estamos recebendo chamados residenciais em que os agentes vão até as casas para verificar as situações em que aquela residência se encontra. Só não podemos esquecer que a própria população pode e deve colaborar com isso eliminando ela mesma a água empoçada que servem como focos do mosquito”, explica Paulo Marques, gerente de Zoonoses de Teresina.

A FMS disponibiliza o número (86) 3215-9144 para recebimento de denúncias de focos do mosquito da dengue.

As pessoas devem ficar atenta para não deixar água parada em vasos de plantas e poças. Também deve-se evitar o acúmulo de lixo dentro e nas portas das residências. 

Além das visitas dos agentes epidemiológicos, Teresina também está contando com o carro fumacê, popularmente conhecido como carro do veneno, que tem passado regularmente nos bairros considerados críticos para a proliferação do mosquito da dengue. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Pelo cronograma estabelecido pela FMS, o carro fumacê passa na zona Sul nos bairros Bela Vista, Lourival Parente e Santo Antônio; na zona Leste, nos bairros São João, São Cristovão e Morada do Sol; na zona Norte nos bairros Alto Alegre, Nova Brasília e Nova Teresina; e na zona Sudeste nos bairros Dirceu II e Parque Poty.

Em Teresina, os bairros São Joaquim, Matadouro, Mocambinho, Parque Alvorada e Nova Brasília, tosa na zona Norte de Teresina, são os que concentram a maior quantidade de notificações de casos de dengue.

Mais sobre: