Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Apesar da liberação, teresinenses continuam usando máscaras ao ar livre na capital

A reportagem do Portal O Dia foi à Avenida Frei Serafim, via de maior movimento da cidade, e constatou que a maioria das pessoas estava usando máscara

14/03/2022 11:35

Esta segunda-feira (14), foi o primeiro dia de liberação do uso de máscaras ao ar livre em Teresina. Porém nas ruas do centro da capital, o equipamento de proteção ainda está sendo bastante utilizado. A reportagem do Portal O Dia foi à Avenida Frei Serafim, via de maior movimento da cidade, e constatou que a maioria das pessoas estava usando máscara. Tanto nos pontos de ônibus – locais de maior aglomeração -, quanto no canteiro central, onde os populares estavam mais isolados.


Leia também: Uso de máscara em ambientes abertos deixa de ser obrigatório em Teresina 

No centro da capital, teresinenses mantém o uso da máscara mesmo após liberação (Foto: André dos Santos/O Dia)

É o caso da esteticista Naty Alves, que veio ao Centro e precisou trazer os dois filhos. Ela afirma que nem pensou em não usar proteção, mesmo ao ar livre. "Acho que está muito cedo para deixar de usar a máscara, não pretendo tirar não. Nem a minha, nem a dos meus filhos. Não me sinto segura", relatou. O casal João Lima e Ivaneide Gomes também estavam de máscara no rosto. No caso dele, também por desconhecimento da liberação.

Naty e os filhos permanecem utilizando a proteção (Foto: André dos Santos/O Dia)

(Foto: André dos Santos/O Dia)

“Na verdade, não estava nem sabendo que tinha sido liberado. Mas mesmo assim, não pretendo deixar de usar. Vou continuar usando, para minha segurança e da minha família”, disse o lavador de carros. Opinião também compartilhada pela esposa dele, a Ivaneide. “Nós não nos sentimos seguros ainda. Vamos esperar mais um pouco para tomar essa decisão de deixar de usar a máscara”, afirmou a jovem.

Apesar da maioria das pessoas estarem usando a máscara, nossa reportagem encontrou alguns poucos pedestres sem utilizar a proteção. O Jefferson Oliveira foi um deles. Com a vacinação avançando em todo o Estado, o auxiliar de escritório se sente seguro em não usar o equipamento. “Com a segunda dose, acho que já dá pra dar uma aliviada [nas medidas e proteção]. Ao ar livre, vejo que já não tem tanta necessidade. Mas claro que continuo usando dentro do ônibus e em outros lugares fechados”.

Jefferson foi ao trabalho, no Centro, sem a utilização de máscara (Foto: André dos Santos / O Dia)

(Foto: André dos Santos / O Dia)

Com o ciclo vacinal completo, o padeiro José Maria veio ao centro para regularizar documentos, e já se sentiu seguro para andar sem máscara. “Já tomei as três doses e estou mais seguro. Acho que essa doença depende do organismo da pessoa. Mas os outros cuidados, como higienização e distanciamento, continuo mantendo”.

Flexibilização

A medida consta no decreto assinado e publicado no último dia 07 de março pelo prefeito Dr. Pessoa (MDB). O uso obrigatório de máscara contra a covid-19 foi revogado em atividades ao ar livre, incluindo as recreativas e esportivas, exceto aquelas que gerem aglomerações em shows, espetáculos e arquibancadas.

Vale lembrar que em locais como transportes públicos e veículos de pequeno porte destinados ao transporte de passageiros, o uso da máscara continua obrigatório. As medidas de flexibilização foram tomadas conforme análises do COE (Comitê de Operações Especiais Municipal) dos dados mais recentes da covid-19 em Teresina. 

Mais sobre: