Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval 2022: confira o funcionamento do comércio, escolas, bancos e órgãos públicos

Prefeitura já havia anunciado que não haverá ponto facultativo para os servidores municipais na data. Bancos e algumas instituições de educação não irão funcionar no período

21/02/2022 11:37

A Prefeitura de Teresina já havia anunciado que não haverá ponto facultativo durante o carnaval. Ou seja: os servidores públicos municipais (nos regimes de trabalho presencial e remoto) trabalharão normalmente nos dias 28 de fevereiro, 1º e 2 de março . No entanto, o Governo do Piauí ainda não se posicionou sobre o assunto.

Foto: Assis Fernandes/ODIA 

E o comércio?

Nas redes sociais, o Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas) comunicou que durante período de carnaval o funcionamento do comércio será normal.

Apesar de ser conhecido como feriado, legalmente nenhum dos dias do carnaval é considerado feriado nacional ou municipal.

Foto: Assis Fernandes/ODIA 

Funcionamento dos bancos

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) reforçou, por meio de comunicado, que na segunda-feira, 28 de fevereiro e terça-feira, 1º de março, não haverá expediente para o público nas agências. O Sindicato dos Bancários do Piauí (SEEBF/PI) vai seguir a medida e informou ainda que apenas os caixas eletrônicos estarão disponíveis para a população.

Supermercados

Neste feriado de Carnaval, entre os dias 26 de fevereiro a 01 de março, as unidades do Pão de Açúcar funcionarão normalmente em Teresina, das 6h às 22h. Já o Mercado Extra, localizado na avenida Barão de Gurgueia, também seguirá com atendimento normal ao público nos referidos dias comemorativos, funcionando das 6 às 22h.

Escolas

O presidente do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Piauí (Sinepe), Leonardo Airton Soares, disse que a orientação do sindicato para as escolas particulares é de que não funcionem durante o feriado de carnaval.

“Cada escola particular prepara o seu calendário. A maioria das nossas filiadas vai conceder o feriado do carnaval e não irá funcionar. Essa é uma recomendação do sindicato, visto que o professor também precisa descansar seja pelo trabalho que desenvolve remotamente e também de forma presencial. Além disso, não houve alteração ao nosso calendário. A gente acredita que esse descanso é justo para todos os profissionais que fazem a educação no Piauí”, ressalta.

A Secretaria Municipal da Educação (Semec) informou que o período não será contado como dia letivo, mas cada escola poderá optar por funcionar com a equipe pedagógica para alguma atividade interna. A Secretaria de Educação do Piauí (Seduc) informou que aguarda publicação de decreto estadual para emitir um posicionamento.  

Por meio de assessoria, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou que será ponto facultativo na segunda (28/02), terça (1º/03) e na quarta até 14h (02/03), pois seguirá a determinação da Portaria nº 14.817, do Ministério da Economia.

O Instituto Federal do Piauí (IFPI) seguirá portaria do Governo Federal e não irá funcionar os dias 28 e 1º de março.

A reportagem não conseguiu contato com a Universidade Estadual do Piauí (Uespi).

Servidores municipais 

Sobre o cancelamento do ponto facultativo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Teresina (Sindserm) disse que em relação ao magistério não há mudança porque a greve continua em Teresina. Com relação a outras categorias, a entidade informou que será realizada uma reunião para tomar uma decisão conjunta.

Médicos 

Já o Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi) informou que convocou os médicos do município para uma assembleia geral extraordinária para tratar sobre o cancelamento do ponto facultativo no carnaval para atendimento médico eletivo. O evento acontece no auditório do sindicato, a partir das 18h desta terça-feira (22). 

Confira aqui entrevista da médica Lúcia Santos, diretora do SIMEPI, concedida a O DIA TV sobre o cancelamento do ponto facultativo. 


Mais sobre: