Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Carnaval: veja onde fazer testes de covid no feriado; vacinação será retomada na quarta

Segundo a FMS, os centros de testagem não funcionarão no feriado e os testes poderão ser realizados nas UBS Covid.

24/02/2022 10:23

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), durante o feriado de Carnaval, que acontece entre os dias 28 de fevereiro e 2 de março, os Centros de Testagem Covid estarão fechados em Teresina. Para realizar testes de antígeno, a população deve se dirigir às Unidades Básicas de Saúde (UBS) exclusivas para atendimento de síndromes gripais. O funcionamento dos Centros de Testagem só serão retomados na quinta-feira (03).


Leia também: Rússia invade a Ucrânia e inicia bombardeios; milhares fogem de Kiev 


Os testes, assim como os atendimentos de casos de covid-19 e síndromes gripais, poderão ser realizados em quatro UBS: na zona Norte, o atendimento será feito na UBS Real Copagre; na zona Leste as pessoas podem procurar atendimento na UBS Planalto Uruguai; na zona Sudeste o atendimento é feito na UBS Gurupi e na zona Sul o atendimento é na UBS Parque Piauí. Esses locais funcionam das 7h às 19h.

 Foto: Rodrigo Balladares M. /Fotos Públicas

Já as urgências e emergências dos hospitais, maternidades e Unidades de Pronto Atendimento (UPA’s) da rede pública de Teresina funcionarão normalmente entre 28 de fevereiro e 2 de março. Assim como eles, a Fundação Municipal de Saúde (FMS) mantém abertos diversos serviços considerados essenciais.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) funciona normalmente no feriado com médicos reguladores, operadores de rádio e telefonistas auxiliares de regulação médica. O Hospital de Urgência de Teresina (HUT) também funcionará normalmente. Já o Laboratório Raul Bacellar estará em funcionamento para atender as demandas da rede hospitalar.

O serviço de saúde mental segue em funcionamento no CAPS III Sul, que é um serviço ambulatorial de atenção contínua, funcionando durante 24 horas diariamente, incluindo feriados e finais de semana, com atendimento da rede de cuidados em saúde mental no âmbito do seu território. 

As equipes da Vigilância Sanitária estarão em ação em blitz noturnas para fiscalizar o cumprimento do decreto estadual relativo às aglomerações. Já a equipe do Centro de Zoonoses estará de plantão para recolhimentos e atendimentos, bem como para administração da vacina contra a raiva.

Por conta do ponto facultativo, as demais Unidades Básicas de Saúde (UBS) e a parte ambulatorial dos hospitais (marcação de consultas e exames) só voltam a funcionar na quinta-feira (03). O Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo, por fazer parte da rede de atendimentos ambulatoriais, só funciona até amanhã, 25, e volta a atender normalmente no dia 03 de março. O setor administrativo da Fundação Municipal de Saúde funciona até às 13h30 do dia 25, e volta na quinta-feira (03).

Vacinação

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Teresina montou cronograma de vacinação Covid para os próximos dias. Hoje, 24, terá agendamento de vacinação no site http://vacinaja.fms.pmt.pi.gov.br/. Às 16 horas abrirá agendamento para as crianças de 5 anos e às 18 horas para crianças de 6 a 11 anos. 

Amanhã, sexta-feira (25), às 18 horas, terá agendamento de segunda dose Coronavac para crianças que tomaram a primeira dose até dia 04/02/2022. Na quarta-feira (02/03), às 18 horas, abrirá agendamento para primeira dose (12 anos ou mais); dose de reforço (adultos de 18 anos ou mais); e para reforço da Janssen (para quem tomou a dose única da Janssen). “É muito importante todos completarem seus esquemas vacinais. A vacina é segura e aprovada pelas autoridades em saúde de todo o país”, afirma Gilberto Albuquerque, presidente da FMS. 

Nos dias 3 e 4 de março serão abertos os drives (sem agendamento) para aplicação de segundas doses da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac; doses de reforço para adultos com 18 anos ou mais e dose adicional para imunossuprimidos. Os drives thrus funcionarão de 9h às 17h e serão nos locais: Terminal do Zoobotânico, Terminal do Parque Piauí, Terminal do Buenos Aires, Terminal do Livramento e no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) Norte.

Edição: Com informações da FMS.
Mais sobre: