Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Com fim da greve, ônibus voltam a circular aos poucos em Teresina

Espera nas paradas ainda segue longa, mas algumas poucas linhas já estão rodando pelo Centro.

12/04/2022 11:06

Com o fim da greve do transporte público, o teresinense vive a expectativa de conseguir voltar para casa no final do dia sem ter que esperar tanto por uma condução. Na manhã desta terça-feira (12), a reportagem do Portalodia.com percorreu as principais paradas do Centro para verificar se já haviam ônibus circulando. 


Leia também: Mesmo com fim da greve, apenas 250 ônibus devem circular a partir de hoje em Teresina


Além dos alternativos cadastrados pela Strans, apenas dois veículos da frota do Setut foram vistos circulando pelo Centro: a linha 402 – Vila Bandeirante/Satélite; e a linha 501 – Anita Ferraz. As duas linhas foram operadas pelo Consórcio Urbanus e atendem a zona Leste de Teresina. Vale lembrar que os ônibus vão deixando gradativamente as paradas à medida que que recebem a ordem de serviço.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A vendedora ambulante Teodomira Soares diz que a expectativa é grande para o retorno dos ônibus, apesar de considerar a quantidade liberada pela Strans insuficiente para atender a toda a cidade a contento. “Lá no Santa Bárbara, onde eu moro, tem quatro opções de linha. Espero que elas todas voltem porque aí meu tempo de espera vai reduzir um bocado. Sem contar no gasto que vai ser bem menor”, explica.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Já para Cláudia Rosa, que trabalha no Centro e se locomove diariamente partindo da Nova Teresina, mesmo com os ônibus operando normalmente, a demora na parada ainda é grande. “Só 250 ônibus não é suficiente para atender à demanda e a cidade toda já voltou a funcionar. Os poucos ônibus que passam só vêm lotado e a gente não consegue pegar. Piora muito porque lá no meu bairro, tiraram duas linhas e ficou só uma. Se perder ela, já era”, diz Cláudia.

De acordo com a Strans, até o final do dia é provável que a maior parte da frota disponibilizada já esteja circulando. Ao todo, os 250 ônibus constantes na ordem de serviço representam pouco mais da metade do total de veículos que Teresina possui. O órgão informou que poderá ampliar esse número conforme for aumentando a demanda de passageiros.

“Ameniza, mas não resolve”, diz vereador

Em maio de 2021, a Câmara Municipal de Teresina instaurou uma CPI para apurar as supostas irregularidades no sistema de transporte público de Teresina. Hoje (12), o presidente da Comissão, vereador Dudu (PT) afirmou que o fim da greve dos motoristas e cobradores ameniza a situação, mas não resolve. 

Para o parlamentar, o problema só será solucionado de vez quando houver o rompimento do contrato entre Prefeitura e Setut. “Ameniza um pouco, mas não resolve. Digo e sempre que só iremos resolver quando tiver uma nova licitação. Aí sim começaremos a solucionar, mas no momento, está longe de resolver, porque o impasse entre patrões e empregados é só uma das questões. A outra questão é ter os ônibus circulando em sua plenitude e isso está longe”, afirmou Dudu.

Mais sobre: