O deputado estadual Henrique Pires (MDB) usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi), nesta semana, para denunciar o colapso no atendimento oncológico do Hospital São Marcos, em Teresina, e cobrar esclarecimentos sobre o repasse de recursos da Fundação Municipal de Saúde (FMS) à unidade. O parlamentar responsabilizou tanto o Estado quanto o Município pela crise, que resultou na suspensão de tratamentos contra o câncer.

Durante o pronunciamento, Henrique Pires destacou a gravidade da situação e exigiu transparência das instituições envolvidas.
LEIA TAMBÉM
- FMS denuncia suspensão de tratamentos oncológicos e Hospital São Marcos alega repasses insuficientes
- Hospital São Marcos e FMS trocam acusações sobre dívidas e situação financeira de hospital pode inviabilizar atendimentos
- Prefeitura tem R$ 10 milhões em dívidas com Hospital São Marcos, diz instituição de saúde
“Tem que chamar o Estado, o Município, para efetivamente abrir as contas e mostrar onde está faltando o dinheiro, quem não está cumprindo a sua parte”, afirmou.
O parlamentar também relatou um caso emblemático da precariedade do sistema de saúde na capital. Segundo ele, uma paciente faleceu após passar sete dias internada no Hospital do Buenos Aires à espera de uma tomografia.
“Quer dizer que Teresina não tem condições de ter um tomógrafo em cada zona da cidade? Tem que todo mundo ficar correndo para o HUT. Quanto se gasta em festa por mês?”, questionou.
Henrique Pires anunciou ainda que pretende puxar um amplo debate sobre a responsabilidade pela falência dos serviços de saúde em Teresina.
“A culpada é a Assembleia toda, é o Governo do Estado, é a Prefeitura de Teresina, é a sociedade piauiense. É inadmissível isso. E vou chamar a confusão ‘praqui’ para dentro mesmo”, concluiu.
Você quer estar por dentro de todas as novidades do Piauí, do Brasil e do mundo? Siga o Instagram do Sistema O Dia e entre no nosso canal do WhatsApp se mantenha atualizado com as últimas notícias. Siga, curta e acompanhe o líder de credibilidade também na internet.