Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina decidem deflagrar greve geral

Paralisação geral do transporte foi aprovada por unanimidade pela categoria, mas ainda não tem data para começar. Trabalhadores se reunirão na sexta com deputados para discutir o assunto.

01/03/2023 09:25

A crise do transporte público de Teresina entrará em novo capítulo. Isso porque os motoristas e cobradores de ônibus decidiram por unanimidade deflagrar greve geral no setor. A data ainda será definida em uma nova reunião, mas na sexta-feira (03), os trabalhadores vão se encontrar com deputados estaduais e vereadores para informar do que foi acordado na assembleia e ouvir deles o que poderá ser feito para impedir que os ônibus da capital parem de vez.


Foto: Assis Fernandes/O Dia

A informação foi confirmada na manhã de hoje (01) por Antônio Cardoso, presidente do Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina (Sintetro). Ele comenta que a greve era uma situação inevitável diante das condições de trabalho em que motoristas e cobradores se encontram. Segundo Cardoso, há empresas atrasando salários e a convenção coletiva da categoria, que deveria ter sido assinada em 2019, nunca chegou a ser de fato discutida com a classe patronal.

“A greve é sempre nossa última alternativa. Não é uma coisa que queremos fazer, mas na atual situação ela é inevitável. Teresina não tem um transporte de qualidade e a população não aguenta mais sofrer com isso. A população e os trabalhadores, que são penalizados com essa briga entre a Prefeitura e os empresários. O poder público não se mostra disposto a negociar mais, então é o jeito que a gente parta para uma greve geral. É para mostrar nossa insatisfação e exigir melhorias”, explica Cardoso.


Antônio Cardoso informou que a greve geral dos motoristas e cobradores foi aprovada por unanimidade - Foto: Assis Fernandes/O Dia

Uma medida para a crise do transporte que os motoristas e cobradores apontam como sendo viável é a contrapartida do Governo do Estado no setor. Tramita em regime de urgência na Assembleia Legislativa (Alepi) o projeto de lei do governador Rafael Fonteles que prevê a desoneração do ICMS cobrado sobre o óleo diesel dos ônibus de Teresina e também a isenção do IPVA para aquisição de novos veículos e ampliação da frota.

O Governo propôs ainda subsidiar as gratuidades de servidores estaduais que utilizam o transporte coletivo e também as meia-passagens estudantis dos alunos da rede pública do Estado. Se postas em prática, essas medidas permitiram colocar mais 300 ônibus para circular e o impacto financeiro seria de R$ 3 milhões, o que supriria mais da metade do déficit calculado pelos empresários que operam o setor. 


Foto: Assis Fernandes/O Dia

Em conversa com o Portalodia.com, o presidente do Sintetro diz que é preciso ainda reativar as linhas de ônibus que foram descontinuadas pela Strans. A greve, afirma Cardoso, vem no sentido de pressionar o poder público a agir de alguma forma para resolver de vez o problema.

“Ainda não temos uma data, mas a greve é certa, tanto é que foi aprovada por todos os trabalhadores sem exceção. Vamos agora conversar com outras categorias trabalhistas que são diretamente afetadas pela falta do transporte como os lojistas e os comerciários para chegarmos a um denominador comum e garantir que a população sofra o menos possível com isso”, finaliza Cardoso.

Mais sobre: