Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas e cobradores de ônibus de Teresina podem deflagrar greve nesta sexta

Decisão será definida em assembleia dos trabalhadores na sede do Sintetro

10/03/2022 09:36

O impasse entre motoristas e cobradores e os empresários de ônibus da capital terá um novo capítulo nesta sexta-feira (11). Após tentativas de acordos entre a categoria e os representantes do SETUT, os operadores do sistema de transporte da capital vão se reunir amanhã - pela manhã às 9h e a tarde, às 15h - em assembleia para avaliar a possibilidade de greve.


Leia também: Empresas de ônibus cobram pagamento de R$ 72 milhões da Prefeitura de Teresina 

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores em empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Piaui (SINTETRO), órgão que representa os motoristas e cobradores, as reivindicações desses trabalhadores são a reposição salarial corrigindo a inflação, o que não acontece desde 2019, além do pagamento do ticket alimentação e do plano de saúde, algo que foi retirado da categoria.

Motoristas e cobradores de Teresina podem deflagrar greve (Foto: Assis Fernandes/O Dia)

“Todos nós estamos empenhados em continuar rodando. Mas diante da situação irredutível do SETUT, que não tem interesse em assinar nossa convenção, e sem avanços nas conversas, fica difícil convencer o trabalhador a não parar. Estamos sem aumento desde 2019. E quando chegou o mês de março de 2020, perdemos o Ticket e o Plano de Saúde, conquistas de mais de 15 anos”, explicou Antônio Cardoso, presidente do Sintetro.

Ao todo, são cerca de 800 operadores do sistema de transporte público de Teresina, ligados ao Sintetro. “São os trabalhadores que vão decidir o que é o melhor para a categoria, se é uma manifestação, uma paralisação ou uma greve. Em qualquer uma das três, todos perdem. Mas nós já estamos perdendo há muito tempo”, finalizou. 

(Foto: Assis Fernandes/ODIA) 

O que diz o Setut

O Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (SETUT) informou que “tem participado de mesas de negociações e propostas junto à Superintendência Regional do Trabalho no Piauí, buscando solucionar as demandas trabalhistas de motoristas e cobradores de ônibus.  Os empresários seguem à disposição e abertos para o diálogo com os trabalhadores, afim de solucionar as dificuldades do setor. Destacando que o objetivo principal de ambos os lados, deve ser o atendimento das demandas dos passageiros”.

Mais sobre: