Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Motoristas e cobradores fecham Av. Marechal Castelo Branco em protesto contra demissões

Sintetro e lideranças comunitárias participaram do ato fora da Câmara, enquanto audiência pública era realizada; houve bloqueio parcial da Av. Marechal Castelo Branco

24/01/2023 10:34

Motoristas e cobradores de ônibus do sistema de transporte público de Teresina realizaram na manhã de hoje (24) uma manifestação em frente à Câmara Municipal. Eles protestaram contra o que chamam de “descaso geral” com o sistema, que inclui: riscos de demissões dos cobradores, gratuidade da passagem de ônibus sem aumento da frota e nem contrapartida e defasagem salarial dos trabalhadores.

(Fotos: Tarcio Cruz / O DIA)

Com pneus e galhos de árvore sendo queimados, o ato aconteceu na Avenida Marechal Castelo Branco, enquanto uma audiência pública era realizada dentro da Câmara. Por conta da manifestação, houve bloqueio parcial da via no sentido Norte-Sul. “A população está reconhecendo que o problema no transporte público é geral. Hoje se encontram vários sindicatos aqui, líderes comunitários, associações dos deficientes. A nossa intenção é cobrar atitude dos vereadores com relação a esse problema é visto nacionalmente", disse Cláudio Gomes, diretor do Sintetro.

O representante do Sindicato disse ainda que os operadores do sistema de transporte público da capital possuem o “pior salário do Brasil” e convivem com o risco de demissão dos cobradores. Eles criticam a proposta de gratuidade no sistema. “A gente vê que com 180 ônibus e todo mundo pagando, já não dá conta. Agora imagine de graça. Teríamos que triplicar a frota atual e a gente sabe que isso não vai acontecer”, dispara.

(Fotos: Tarcio Cruz / O DIA)

Do lado de dentro da Câmara Municipal, outras lideranças comunitárias e a diretoria do Sintetro discutiram os problemas com vereadores e o presidente da casa, vereador Enzo Samuel (PDT). “Nós vamos tentar realizar essa conciliação. Existe uma grave crise do transporte público e essa crise não traz benefícios para ninguém. É preciso buscar a solução. Muito antes do que falar é buscar a solução”, disse o pedetista.

A reportagem do Portal O Dia entrou em contato com a STRANS para buscar uma resposta sobre as reivindicações dos motoristas e cobradores. Até o momento, não obtivemos resposta. O espaço segue aberto para esclarecimentos.

Confira o vídeo da manifestação:

Mais sobre: