Em meio à possibilidade de uma paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus em Teresina devido ao atraso no pagamento do 13º salário, a Prefeitura da capital firmou um acordo e vai repassar cerca de R$ 2 milhões para os consórcios realizarem os pagamentos. A informação foi confirmada ao Portal O DIA por Antônio Cardoso, presidente do Sintetro (Sindicato dos Trabalhadores das Empresas de Transporte Rodoviário de Teresina).
A decisão se deu após algumas horas de audiência no Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde estavam presentes representantes do Sintetro, Setut e da PMT. “Foi demorado, mas conseguimos. Não queríamos aderir a paralisação, mas se trata de um direito e temos que reivindicar por ele”, afirmou Cardoso.
A data limite para pagamento da primeira parcela do décimo é esta quinta-feira (30). De acordo com o presidente do Sintetro, alguns consórcios já deram início aos pagamentos dos benefícios. Todos os trabalhadores devem ser pagos até o final de sexta-feira (31).
LEIA TAMBÉM
Conforme o Setut, o atraso nos pagamentos ocorreu em virtude da ausência de repasse de subsídios pela prefeitura. “Somente este ano, a Prefeitura de Teresina deixou de pagar $ 45 milhões de reais para as empresas de transporte público”, disse o órgão por meio de nota.
Sobre o assunto, a reportagem do O DIA entrou em contato com a Secretaria Municipal de Finanças, que informou que "foi fechado o acordo entre as partes envolvidas presentes na reunião na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT), nesta quinta-feira (30), que contou com a presença de representantes da Prefeitura de Teresina por meio da Strans e PGM, dos representantes dos Consórcios, do Sintetro e que a PMT, por meio da Secretaria de Finanças (SEMF), irá realizar o repasse do valor acordado, R$ 2 milhões, sendo o valor da primeira parcela acordada paga até esta sexta-feira (01) e a outra parte até o dia 20/12, para o auxílio do subsídio para as empresas de ônibus dos consórcios realizarem o pagamento dos valores do 13° salário dos trabalhadores do transporte público da Capital".