Portal O Dia - Notícias do Piauí, Teresina, Brasil e mundo

WhatsApp Facebook Twitter Telegram Messenger LinkedIn E-mail Gmail

Prefeitura atrasa pagamento e empresas podem parar de fornecer medicamentos em Teresina

Vereadores denunciaram durante sessão plenária que fornecedores de medicamentos e insumos da saúde estariam a 170 dias sem receber

29/11/2022 11:00

“A FMS está um caos”, a constatação é do vereador Ismael Silva (PSD). O parlamentar fez críticas à saúde da capital na manhã desta terça (29). Vereadores denunciaram durante sessão plenária que fornecedores de medicamentos e insumos da saúde estariam a 170 dias sem receber. Os problemas no fornecimento já geram, de acordo com os parlamentares, desabastecimento nos principais hospitais da capital.


Leia também: Cirurgias eletivas em Teresina podem ser suspensas por falta de soro em hospitais 

(Foto: Arquivo / O DIA)

Ao avaliar a crise Ismael Silva revelou com detalhes a crise. “Eu analiso como um verdadeiro caos. A diretoria financeira anterior não estava nem sequer recebendo os fornecedores. Recebemos fornecedores de medicamentos de atenção básica, medicamentos psicotrópicos, de outros medicamentos injetáveis que ameaçam suspender a entrega desses medicamentos se não houver a regularização desses pagamentos. Existem débitos somente com relação a esses fornecedores que ultrapassam R$ 1 milhão. Essa crise não pode penalizar o cidadão”, lamentou. 

Já o presidente da comissão de saúde da Câmara, Dr. Leonardo Eulálio (PL), revelou a aprovação de uma audiência pública para investigar a crise.  “Hoje temos uma crise chamada saúde pública, temos um total desabastecimento nas upa’s, ubs’s. Temos cirurgias sendo adiadas, tratamento de doenças crônicas interrompidos. Isso culminou agora com a falta de medicamentos, os fornecedores indignados com a falta de pagamento  não querem mais fornecer para a Prefeitura. Visto isso aprovamos a realização de uma audiência pública na Câmara para investigar essa grave crise”, afirmou.

Outro lado

A diretoria administrativa financeira da FMS que assumiu ontem(28)  informa que está fazendo um levantamento e atendendo todos os fornecedores que estão procurando a FMS. As demandas estão sendo encaminhadas para os setores responsáveis.

Mais sobre: