Um Projeto de Lei que tramita na Câmara Municipal propõe a instalação obrigatória de detectores de metais e portas giratória em escolas e creches da rede municipal de ensino de Teresina. O texto é de autoria do vereador Enzo Samuel e leva em consideração o aumento nos casos de ataques a escolas no Brasil.
Além das portas giratórias e detectores de metais, o projeto prevê ainda que quem entrar nas instituições de ensino da capital passe por uma revista.
No texto, o vereador Enzo Samuel ressaltou que a medida tem por objetivo contribuir com a segurança nas escolas e creches de Teresina, garantindo e preservando a vida e a tranquilidade dos estudantes e demais profissionais da educação.
De acordo com o Projeto de Lei, será concedido prazo de 180 dias ou o início do próximo período letivo escolar para que todas as escolas públicas municipais da capital se enquadrem no que estabelece o texto. O texto define ainda que caberá à Prefeitura, por meio dos órgãos competentes, instalar e cuidar da manutenção e operação dos detectores de metais e portas giratórias.
O PL foi lido hoje (21) na Câmara, mas ainda não foi votado.
“Temos que adotar protocolos mais eficientes”, diz autor do projeto
Em conversa com o Portalodia.com o vereador Enzo Samuel, autor do Projeto de Lei, explicou que Teresina precisa adotar protocolos mais eficientes para evitar ataques e promover a cultura da paz em suas escolas. Enzo diz que a discussão é bem mais ampla que isso, mas que um primeiro passo precisa ser dado para tratar a questão.
“Primeiro, temos que trabalhar pela cultura da paz dentro das escolas. Segundo, temos que garantir a segurança para as pessoas que estão naquele ambiente, adotando protocolos próprios. É fato que a discussão é bem mais ampla e precisamos nos antecipar a qualquer tipo de acontecimento. Isso só vai acontecer quando a gente adotar protocolos eficientes e deixar claro para a população de Teresina quais são esses protocolos”, explicou o parlamentar.
Para o vereador Evandro Hidd, autor da lei que trata da implantação de botão do pânico nas escolas, o projeto de Enzo Samuel vem para incrementar as ações de segurança que são necessárias diante do cenário nacional.
“Infelizmente temos visto desde o início do ano o crescimento de ataques, inclusive com vítimas fatais. Ações como a lei do botão do pânico interligado com a polícia e esse projeto do vereador Enzo são ações que a gente tenta levar para o Executivo para inviabilizar e dificultar ataques como os que temos visto corriqueiramente”, finaliza.
Leia também:
Teresina: jovem de 13 anos é apreendido com arma dentro de escola ameaçando alunos
Ameaças em escolas: Piauí registrou 12 ocorrências e seis menores já foram apreendidos
Após ameaça de massacre em escolas no Piauí, Seduc pede investigação à Segurança
Escolas de Teresina intensificam controle de acesso após ameaças de ataque